segunda-feira, 9 de maio de 2011

1.g. Introdução (Lc 1:1-4; Jo 1:1-14) Jo 1:9-14

O Logos encarnado

Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

Os versos 6 a 8 foram um parêntese, eles falavam de João o Batista, agora, o relato volta ao Logos, mais precisamente a encarnação deste Logos, o verso 9 começa fazendo um paralelo entre João, que não é a luz, com a Luz verdadeira, que é o Logos, a palavra para verdadeira não quer só fazer distinção com o que é falso e sim com o que é tipo e antítipo, quer fazer distinção entre as luzes que existem, que na verdade são tipos da verdadeira Luz, o próprio sol é um tipo, ele não é a verdadeira luz, a verdadeira Luz é o Senhor Jesus e Ele ilumina a todo homem que vem ao mundo, esta iluminação não resulta automaticamente em salvação, Ele faz com que o homem natural possa ter fagulhas de luz e com isso ser conduzido a Ele, ocorre que, quando o homem vê a luz ele corre para as trevas, pois as trevas lhe são melhores que a luz.
Felizmente, graças a Deus alguns, além de serem iluminados com essa Luz, crêem em Cristo como seu Salvador, reconhecendo suas fraquezas e pecados, os quais ao andam mais em trevas: “Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.” (Jo 12:46), “mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios; porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite.” (I Ts 5:4-7), pois tem o entendimento do próprio Deus: “e sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.” (I Jo 5:20).
O verso 10 diz que Ele estava no mundo, o filho de Deus esteve aqui na Terra, estas palavras fazem paralelo ao início da passagem quando fala que o Verbo é Preexistente, agora fala da encarnação do Verbo, quando Ele aqui esteve, viveu e morreu, Ele deveria ser reconhecido imediatamente, mas não foi o que aconteceu, o caminho que Ele seguiu foi o da cruz, Ele é o Criador e Mantenedor do mundo, de cada partícula que existe: “o Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas; e de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação; para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós;” (At 17:24-27).
E o mundo não O reconheceu: “Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim.” (Jo 17:25), “visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.” (I Co 1:21), “a qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.” (I Co 2:8), “vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele.” (I Jo 3:1).