quinta-feira, 19 de maio de 2011

3. O anúncio do nascimento do precursor (Lc 1:5-25) Lc 1:5-11.

Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; e o seu nome era Isabel. E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos eram avançados em idade. E aconteceu que, exercendo ele o sacerdócio diante de Deus, na ordem da sua turma, segundo o costume sacerdotal, coube-lhe em sorte entrar no templo do Senhor para oferecer o incenso. E toda a multidão do povo estava fora, orando, à hora do incenso.

Herodes, rei da Judéia, foi chamado de o grande, ele governou de 37 A.C. até 4 D.C. “as palavras no tempo de Herodes expressavam a essência da crueldade e terror. O cognome histórico Herodes magno talvez pudesse ser interpretado como sendo Herodes o grande, não na condução dos negócios do Estado, e sim como egoísta, trapaceiro, assassino, tirano e criminoso. De origem ele era um idumeu grosseiro, que ganhava o pão pela espada e que não queria parar de odiar Israel. A dinastia heróica dos macabeus foi destronada por ele. Fez executar pelo imperador em Roma o último macabeu, Antígono. Depois conquistou, com a ajuda dos romanos (isto é, dos inimigos da pátria), a cidade de Jerusalém, causando dentro dela um horrível banho de sangue. Depois assassinou seus rivais um após o outro. O povo judeu odiava-o profundamente. De fato, parecia ter chegado o tempo em que o cetro era afastado de Judá. Parecia que a bênção de Jacó seria totalmente convertida em maldição, e Israel iria ao encontro de sua ruína definitiva… Essa descrição é suficiente para ilustrar para nós a breve e tão carregada frase no tempo de Herodes.” (Evangelho de Mateus Comentário Esperança, Rienecker, Fritz, 2005, Editora Evangélica Esperança, pg. 22). “A vida familiar de Herodes foi muito infeliz e cheia de intrigas entre suas dez esposas, seus filhos e seus próprios irmãos e irmãs. Quando ele morreu, havia feito e mudado sua vontade várias vezes. Alguns de seus filhos ele matou, bem como a sua amada Mariamne. Foi durante seu reinado e por causa de preocupação ciumenta por sua posição que ele ordenou a matança das crianças ao redor de Belém, após o nascimento de Jesus.” (Introdução ao estudo do Novo Testamento, Hale, Broadus David 1983, Juerp, Pg. 26).
Zacarias era da ordem de Abias, esta designação é feita para especificar, pois havia 24 ordens no sacerdócio, com base nas famílias dos descendentes de Arão, das quais a família de Abias era uma (I Cr 24:10), o verso continua que a esposa dele, Isabel, também era da família sacerdotal, antes de prosseguir, vejamos o significado dos nomes deste casal, Zacarias significa o Senhor Se lembra e Isabel juramento do Senhor, e eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor, que belas letras estão aqui escritas! Este deve ser o propósito da vida de cada crente, viver de forma irrepreensível aqui: “para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;” (Fp 2:15), “no corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis,” (Cl 1:22), “para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos.” (I Ts 3:13), “por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz.” (II Pd 3:14).