segunda-feira, 2 de maio de 2011

1. Introdução (Lc 1:1-4; Jo 1:1-14) Lc 1:1-4

Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram, segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio, e foram ministros da palavra, pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio; para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado.

O Senhor Jesus é o centro da Bíblia, os escritos anteriores falam dEle, os posteriores também, dEle dão testemunho todos os profetas: “mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado; que o Cristo havia de padecer.” (At 3:18), “o qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas desde o princípio.” (At 3:21), “sim, e todos os profetas, desde Samuel, todos quantos depois falaram, também predisseram estes dias.” (At 3:24), “a este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome.” (At 10:43), “e, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.” (Lc 24:27), “e disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.” (Lc 24:44).

Estudar os evangelhos é aprender da vida dEle, o Supremo Senhor, Ele não é apenas o centro da Bíblia, mas o centro de tudo: “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.” (Cl 1:16,17), tudo que existe, existe por Ele, por Ele e para Ele: “porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.”, (Rm 11:36), “todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.” (I Co 8:6), “porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.” (At 17:28).

Ele tem todo o poder e “na sua mão está a alma de tudo quanto vive, e o espírito de toda a carne humana.” (Jó 12:10), como tudo o demais também é dEle: “Tua é, SENHOR, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, SENHOR, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos. E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo.” (I Cr 29:11,12).

Com isso, observamos a extrema importância dos evangelhos, ou seja, de nos narrar a vida terrena do senhor Jesus, então nos dediquemos a este estudo, para melhor conhecermos ao Senhor Jesus Cristo.