terça-feira, 3 de maio de 2011

1.a. Introdução (Lc 1:1-4; Jo 1:1-14) Jo 1:1,2

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus.

O evangelho de João começa com estas letras, e tem tanto a falar que só deste versículo poderiam ser escritos vários artigos e nem com isso terminar um estudo preliminar deste verso, não começa mencionando o nome do Senhor Jesus e sim do Verbo, começa falando que no princípio era o Verbo e só mais adiante identifica a Pessoa, que é o Verbo encarnado. Diz o verso que no princípio, que princípio será este? É o princípio antes de Gn 1:1, que diz: “no princípio criou Deus os céus e a terra.”, pois o Senhor Jesus disse: “e agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.” (Jo 17:5), é o mesmo princípio mencionado em Pv 8:22-31:
O SENHOR me possuiu no princípio de seus caminhos, desde então, e antes de suas obras. Desde a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo da terra. Quando ainda não havia abismos, fui gerada, quando ainda não havia fontes carregadas de águas. Antes que os montes se houvessem assentado, antes dos outeiros, eu fui gerada. Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem o princípio do pó do mundo. Quando ele preparava os céus, aí estava eu, quando traçava o horizonte sobre a face do abismo; quando firmava as nuvens acima, quando fortificava as fontes do abismo, quando fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando compunha os fundamentos da terra. Então eu estava com ele, e era seu arquiteto; era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo; regozijando-me no seu mundo habitável e enchendo-me de prazer com os filhos dos homens.
Isso quer dizer que: “e ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.” (Cl 1:17), por isso, Ele disse que é o princípio e o fim: “Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.” (Ap 1:8), em outras palavras, Ele é antes de tudo e quando tudo termina Ele ainda existe, a saber, Ele existe desde a eternidade, não tem início em Si mesmo, Ele é Auto-Existente. Além disso, Ele é o Verbo, isso quer dizer que Ele é a Palavra, no Velho Testamento aparece direto a expressão veio a mim a palavra de Deus, Ele é esta Palavra: “porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.” (I Jo 5:7), “e estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.” (Ap 19:13), “o que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida (porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada);” (I Jo 1:1,2). O Senhor Jesus é a explicação de toda a Bíblia, Ele é a Palavra de Deus, este é o motivo pelo qual Deus engrandece Sua Palavra acima ainda de todo o nome dEle: “Inclinar-me-ei para o teu santo templo, e louvarei o teu nome pela tua benignidade, e pela tua verdade; pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome.” (Sl 138:2). O Mestre é o Verbo de Deus, o Verbo que falou de forma criadora, no Gênesis, e dando mandamento nos demais livros do Velho Testamento.