quarta-feira, 4 de maio de 2011

1.b. Introdução (Lc 1:1-4; Jo 1:1-14) Jo 1:1,2

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus.

Este verbo, que era desde o princípio, estava com Deus, este versículo deixa clara a distinção entre as Pessoas do Pai e do Filho (Verbo), Eles são duas Pessoas distintas, aqui está um dos versos que deixam claro a doutrina da Trindade, restando apenas a Pessoa do Espírito Santo. Observem que Ele estava com Deus: “saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai.” (Jo 16:28), Ele voltou para o Pai dEle, onde Ele estava antes de encarnar e vir à Terra.
Estes versos também nos ensina que o Senhor Jesus é Deus, muitos não gostam desta afirmação, ou seja, da divindade do Senhor Jesus Cristo, ocorre que é isso o que a Bíblia ensina, tanto pelos atributos que Ele tem, como, por exemplo, o da criação, já visto em alguns versos do artigo anterior, como outros tantos que veremos ao longo deste estudo, além disso, a Bíblia fala textualmente da divindade dEle: “Eu e o Pai somos um. Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar. Respondeu-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual destas obras me apedrejais? Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.” (Jo 10:30-33), há uma passagem similar a esta em Jo 5.
Também é importante observar a passagem em Hb 1, que diz: mas, do Filho, diz: O Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros. E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão, e como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, E os teus anos não acabarão. E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés? (Hb 1:8-13), o verso 8 já fala que o Filho é Deus, que tem o trono que subsiste para sempre, o verso seguinte menciona duas Pessoas e dirigido-se ao Deus Filho diz: “Deus, o Teu Deus” e continua falando da criação e eternidade do Filho.
Há passagens em que o Filho é adorado, o que demonstra ser Ele Deus, visto que só Deus é Quem pode ser corretamente adorado, o Mestre é ainda chamado de Deus: “e Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!” (Jo 20:28), observe não só Senhor de Tomé, mas Deus dele também; “dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém.” (Rm 9:5), o Filho é Deus bendito eternamente; “e, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.” (I Tm 3:16), o Filho Se manifestou em carne; “aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo;” (Tt 2:13), aqui o Senhor Jesus não é só o Salvador, como também Deus, e esperamos Sua aparição e no verso seguinte de Quem os crentes recebem a justiça de modo substitutivo: “Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo:” (II Pd 1:1); “e sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.” (I Jo 5:20), aqui observe Ele (o Filho) é o verdadeiro Deus.