domingo, 8 de maio de 2011

1.f. Introdução (Lc 1:1-4; Jo 1:1-14) Jo 1:6-8

Intercalação sobre João o Batista

Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele. Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz.

João o Batista foi um grande servo de Deus, teve um ministério muito frutífero, Deus o escolheu para ser o precursor do Logos, ele veio anunciar a necessidade urgente de arrependimento, é necessário o arrependimento de nossos pecados e a fé em Cristo para a salvação, dele, João o Batista, há profecias no velho Testamento, que dizem: “voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus. Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará. E a glória do SENHOR se manifestará, e toda a carne juntamente a verá, pois a boca do SENHOR o disse.” (Is 40:3-5), “eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais; e o mensageiro da aliança, a quem vós desejais, eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos.” (Ml 3:1), “eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR; e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.” (Ml 4:5,6).
Hoje temos estradas planas, algumas excelentes, outras nem tão boas assim, o que entendemos por estrada é ela asfaltada, mas nem sempre foi assim, no passado as estradas não eram asfaltadas e, às vezes, nem mesmo plana, quando havia a chegado de uma importante comitiva então ele mandava alguém, um servo para tratar de preparar o caminho daquele que viria, é o caso desse profeta, João o batista, ele foi justamente a quem Deus escolheu para fazer este trabalho, preparar a estrada para a chegada do Logos, a bíblia diz que ele não era a luz, mas veio para testificar da luz, este era o trabalho dele, dar testemunho da luz que em breve viria, o Senhor Jesus o chama de candeia: “vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. Eu, porém, não recebo testemunho de homem; mas digo isto, para que vos salveis. Ele era a candeia que ardia e alumiava, e vós quisestes alegrar-vos por um pouco de tempo com a sua luz.” (Jo 5:33-35), ele insistia sempre no arrependimento: “mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.” (At 19:4), o que é algo que o crente precisa instar hoje também, pois ainda persiste a necessidade do arrependimento.
João dizia: “vós mesmos me sois testemunhas de que disse: Eu não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele.” (Jo 3:28), quem prega o evangelho hoje anuncia o mesmo Cristo que João anunciava.Fazendo um paralelo entre João e o Senhor Jesus; João a) veio, b) é meramente um homem, c) foi comissionado por Deus, d) veio para testificar da verdadeira luz, e) com seu testemunho homens vá até a verdadeira Luz, já Cristo, a verdadeira Luz, o Logos: a) era desde o princípio, ou seja, não teve início, b) é o Logos, palavra de Deus, c) é Deus, d)é a verdadeira Luz, e) é a própria Verdade.