sexta-feira, 20 de maio de 2011

3.b. O anúncio do nascimento do precursor (Lc 1:5-25) Lc 1:5-10.

Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; e o seu nome era Isabel. E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos eram avançados em idade. E aconteceu que, exercendo ele o sacerdócio diante de Deus, na ordem da sua turma, segundo o costume sacerdotal, coube-lhe em sorte entrar no templo do Senhor para oferecer o incenso. E toda a multidão do povo estava fora, orando, à hora do incenso.

O verso 7 mostra algo terrível, apesar deles serem fiéis a Deus Isabel era estéril, com isso o casal, já avançado em idade não tinham filhos, como outros no Velho Testamento, eles eram um casal sem descendente e isso era algo péssimo para eles, algo vergonhoso, pode-se perceber no canto de Isabel: “assim me fez o Senhor, nos dias em que atentou em mim, para destruir o meu opróbrio entre os homens.” (Lc 1:25), isso pelo fato de filhos serem bênçãos do Senhor: “eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão.” (Sl 127:3), então porque eles eram sem filhos? A resposta está em Sl 40:16.
Ao contrário do que parecia, Deus estava era destacando este casal, este verso 7 ainda mostra algo curioso, o Senhor Jesus teve alguém que Lhe preparou o caminho, João o Batista, assim o teve também, essas pessoas foram os seus pais, que o ajudou, o instruiu a conhecer, seguir o trilho dos caminhos de Deus, que todos os crentes saibam ensinar os seus filhos nos caminhos do Senhor; este também ensina que Deus, como visto no parágrafo anterior, faz tudo para Sua glória, isso inclui fazer passar os Seus servos por tribulação, alguns pensam que os crentes não deveriam passar por sofrimentos, humilhações, escárnio, mas não é isso que a Bíblia mostra e ensina, pelo contrário, crentes foram perseguidos e adoeceram, passaram por dificuldades diversas.
O verso 9 fala que Zacarias exercia o sacerdócio, pois coube-lhe por sorte, havia a necessidade de ter um reversamento entre os sacerdotes que iriam oficiar no templo, pois haviam muitos sacerdotes, como já visto haviam 24 ordens e cada ordens diversos sacerdotes, por este motivo normalmente o privilégio de exercer o sacerdote no templo normalmente só se dava uma vez na vida, o sacerdote oficiava no Lugar Santo, no qual ficava o candelabro de ouro, da mesa de pães da proposição e também o altar de incenso.
Já o verso 10 mostra algo que merece nota, ou seja, a oração, na verdade, para se falar da oração haveria necessidade de falar muito, pois é um assunto que merece muita atenção, ao oficiar no templo, com sacrifícios queimados, subia a fumaça aos céus, sendo este um símbolo da chegada da oração aos céus, a oração que Israel fez ao longo dos séculos seria ouvida em meses, pois o messias estava em vias de chegar; outro ponto fantástico a se observar sobre a oração é que o evangelho começa com oração, a Bíblia é repleta de oração, o Mestre orava em todo Seu ministério terreno, aqui, antes do anúncio do advento de João o Batista, o povo se encontrava fora do templo orando, em todos momento da igreja em Atos os crentes oravam, isso demonstra a necessidade de cada crente ter uma vida ativa, um ministério de oração, até pelo fato de cada crente ter sido constituído sacerdote e lhe ser exortado a orar sem cessar: “orai sem cessar.” (I Ts 5:17), “alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;” (Rm 12:12), “orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,” (Ef 6:18), “perseverai em oração, velando nela com ação de graças;” (Cl 4:2), “e já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração.” (I Pd 4:7).
Pelo que deve o crente orar então? Há diversos motivos, um deles é: “admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.” (I Tm 2:1).