sexta-feira, 1 de julho de 2011

9.6. O anúncio aos pastores (Lc 2:8-20) Lc 2:13-20

E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens. E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber. E foram apressadamente, e acharam Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura. E, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita; e todos os que a ouviram se maravilharam do que os pastores lhes diziam. Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração. E voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes havia sido dito.

Após receber o anúncio do nascimento do Messias, os pastores foram até Belém, lugar do nascimento do Senhor Jesus, eles reconheciam que Deus fez com que eles soubessem desta maravilha, pois o entendimento das coisas espirituais só podem ser alcançado pela atuação divina, Ele é Quem abre o entendimento humano: “para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim.” (At 26:18), “então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras." (Lc 24:45), "considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo." (II Tm 2:7); o fato é que o Senhor do mundo inteiro estava ali próximo, há um fato curioso, eles foram à toda pressa, afinal eles tinham um privilégio que quase todos os homens queriam ter, ver o Senhor Jesus: "porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram." (Mt 13:17).
Com um privilégio desses eles tinham de correr mesmo, o mesmo hoje, tanto para o crente, como o incrédulo, o Senhor Jesus está perto, para o crente Ele está mais que perto, Ele este no coração do que crê, ali Ele faz morada: "Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada." (Jo 14:23), "o Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós." (Jo 14:17), "vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita." (Rm 8:9-11), "não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" (I Co 3:16), "ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" (I Co 6:19), "guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós." (II Tm 1:14), "ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?" (Tg 4:5), "examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados." (II Co 13:5), "para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor," (Ef 3:17).
Já o incrédulo também precisa ter pressa, o tempo da vida dele está terminando e a ordem de Deus ainda não foi cumprida: "e dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho." (Mc 1:15), assim ele está em condenação: "aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece." (Jo 3:36), estado que precisa ser mudado urgente: "quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida." (I Jo 5:12), e crer em Cristo: "na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida." (Jo 5:24), o dia de fazer isso é hoje, o amanhã só pertence a Deus: "portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz," (Hb 3:7), "enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação." (Hb 3:15), "determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações." (Hb 4:7).
É importante observar também o fim do relato, onde os pastores glorificam e agradecem a Deus, que sigamos o exemplo deles: "em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." (I Ts 5:18).