sexta-feira, 29 de julho de 2011

16.9. Pregação de João o Batista (Mt 3:1-12; Mc 1:1-8; Lc 3:1-18) Mt 3:1,2

E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.


A NATUREZA DO REINO DE DEUS – PARTE III


A Responsabilidade dos Homens, A Busca do Reino, A Graça e A Segurança no Reino


Leitura: Isaías 55.1-7
Versículo para Memorizar: Isaías 55.7: “deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.”
Introdução: Há maneiras diferentes de entrar no Reino de Deus. Quando o Cristão morre, ele entra pela morte no Reino eterno de Deus. Existe outra maneira de entrar no Reino de Deus que não é pela morte. É pela fé em Cristo Jesus. Essa lição trata não da entrada pela morte, mas pela fé.


O Homem é Responsável – Lc 13:24. Não pode entrar no Reino de Deus se não nascer de novo (Jo 3:3-8). Quem nasce é passivo. O novo nascimento não é pelo homem, mas pelo Espírito. Todavia, o homem pecador é responsável a entrar no Reino de Deus. O homem que deseja entrar é mandado a se esforçar muito para entrar. “Porfiar” vem da palavra grega ‘agonizomai’ (75, Strong’s). Pela pronúncia da palavra se nota que é similar à palavra em português ‘agonizar’. No grego, a palavra original traduzida ‘porfiar’ significa: lutar, literalmente competir para ganhar um prêmio; figurativamente significa contender com um adversário; esforçar-se para conseguir algo (Strong’s).
Deus julga o homem segundo a sua responsabilidade. Notamos que o julgamento é segundo as obras do homem e não segundo as boas e sublimes intenções, a genealogia, a capacidade financeira, a posição eclesiástica, ou o suposto alto grau moral que o homem se julga ter Mt 16:27; Rm 2:6. Desde que o julgamento será segundo as obras do homem, entendemos que todo homem é condenado e sob a ira de Deus por que as mãos do homem são sujas e o padrão da obra aceitável é alto demais para qualquer homem pecador (Jo 3:16-19,36; Tg 2:10). Aquilo que é sujo não pode produzir aquilo que é puro (Mt 7:18; Jr 13:23; 17:9). A única obra aceitável para com Deus é a obra consumada pelo Seu Filho Jesus Cristo (Jo 3:16-18,35,36; 5:22; At 17:30,31; Tt 3:5; Ap 20:13; 22:12). Para que tenha a justiça da obra de Cristo imputada à sua conta é necessário o arrependimento dos pecados e a fé neste Salvador Jesus que Deus deu (At 16:31; 17:30). Portanto para entrar no Reino de Deus o homem pecador deve esforça-se para arrepender dos seus pecados e crer pela fé em Cristo. Não há nada no homem que é bom para agradar a Deus e nada no mundo que vale a perda da alma do homem (Rm 7:18; Mc 8:36). Agonize já para arrepender-se dos seus pecados e creia pela fé na obra satisfatória de Jesus Cristo. Rejeitar a Cristo é rejeitar a vida eterna. Lembre-se: Você é responsável diante de Deus em fazer todo o possível para entrar na porta estreita que o leva à vida (Mt 7:13,14).


A Busca do Reino mais a Falta de Entrar no Reino – Lc 13:24. Não existe o homem pecador que buscou de todo seu coração entrar no Reino de Deus pelo arrependimento dos seus pecados e pela fé em Cristo Jesus que não tenha entrado. Contrariamente, existem muitos que procuram entrar no Reino de Deus por outra porta a não ser a estreita. Estes procuram ter a vida eterna por um salvador constituído pelas suas próprias maneiras e méritos. Os que esperam entrar por outro além do que já foi posto, ou seja, por Jesus Cristo, serão barrados no ultimo dia por rejeitarem a Deus e a Seu Filho Jesus (At 4:12; I Co 3;11). Foi isto que Jesus ensinou por contrastar o Reino de Deus ao grão de mostarda e ao fermento no pão. Os que se gloriam em ser grandes e suficientes (israelitas, fariseus, árvore grande) tendo muitos seguidores (os judeus que seguem cerimônias, as aves), ou os que são cheios de si mesmos (tradições, genealogia, posição, fermento num pão), desejarão entrar no Reino de Deus baseando a sua aceitação na sua própria grandeza. Contudo, não são conhecidos por Aquele que julga retamente. Por isso são impedidos de entrar na presença de Deus. Porém, aquele que não se satisfaz consigo mesmo; aquele que é vazio de justiças próprias e nega confiar em qualquer outro que se diz justo, este que deseja ser nascido de novo do Espírito, olhando a Deus e confiando no Caminho que O Pai estabeleceu, este é aquele que entra no Reino de Deus.
Fonte http://www.palavraprudente.com.br/estudos/calvin_d/escatologia/cap10.html, estudo escrito pelo pastor Calvin Gardner, correções gramaticais: Edson Basilio 11/2008 e 05/2009).