quarta-feira, 13 de julho de 2011

11.3. Visita dos magos em casa (Mt 2:1-12) Mt 2:7-9

Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera. E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore. E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino.


Herodes queria ansiosamente saber quando havia nascido o verdadeiro Rei dos judeus, mas para que os demais não soubessem de como tal situação o angustiava ele perguntou secretamente, isso demonstra como a presença do Salvador causa temor e inquietação aos Seus inimigos, a pergunta é quem é ou quem são os inimigos dEle? A resposta é simples, há o principal inimigo, o diabo, também é fato que todos os que não creem em Cristo como seu Salvador pessoal também o é inimigo dEle: "porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação." (Rm 5:10,11), "e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus. A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou" (Cl 1:20,21), deste modo todos os crentes um dia foram inimigos de Deus, só se tornaram amigos pela obra redentora do Senhor Jesus: "e tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus." (II Co 5:18-20).



É interessante observar o plano de Herodes, pensou ele que poderia matar ao Senhor Jesus e assim “destruir” o Salvador, isso mão é nada novo: "os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o SENHOR e contra o seu ungido, dizendo: rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas. Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles." (Sl 2:2-4), ocorre que: "não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o SENHOR." (Pv 21:30), Deus dirige e controla o mundo: "muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá." (Pv 19:21), este plano de Herodes foi também planejado por muitos homens tempos depois, isso no ministério terreno do Senhor Jesus: "E todos os dias ensinava no templo; mas os principais dos sacerdotes, e os escribas, e os principais do povo procuravam matá-lo." (Lc 19 : 47), "e por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado." (Jo 5:16) "por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus." (Jo 5:18), "e depois disto Jesus andava pela Galiléia, e já não queria andar pela Judéia, pois os judeus procuravam matá-lo." (Jo 7:1), ao longo dos séculos também os cristãos têm sido perseguidos, a razão é a mesma, a perseguição ao Mestre, basta recordar que perseguir um crente equivale a perseguir o Senhor dele, Saulo perseguia crentes: "e, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões." (At 9:4,5).