quarta-feira, 6 de julho de 2011

10.4. A circuncisão e apresentação no templo (Lc 2:21-38) Lc 2: 25-32

Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. E fora-lhe revelado, pelo Espírito Santo, que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor. E pelo Espírito foi ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Jesus, para com ele procederem segundo o uso da lei, ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse: Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra; pois já os meus olhos viram a tua salvação, a qual tu preparaste perante a face de todos os povos; luz para iluminar as nações, E para glória de teu povo Israel.


Ainda continua: “despedes em paz o teu servo”, aqui observamos algo fantástico, ou seja, a despedida, morte de um crente, muitos perguntam se há diferença entre ser ou não crente, já outros crentes agem como se incrédulos fosses, mas há diferença entre um crente e um descrente? Seguramente sim, há em muitos aspectos: "então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve." (Ml 3:18), especialmente no dia da morte: "preciosa é à vista do SENHOR a morte dos seus santos." (Sl 116:15), o Senhor Jesus é a diferença, em alguns aspectos não á diferença mesmo entre o que crê e o que não crê, mas quando se trata de salvação a diferença é a mesma entre estar vivo e morto; neste verso tem Simeão, um homem temente a Deus se despedindo, aqui ele está se despedindo da vida dele, em outras palavras brevemente morreria, mesmo assim continua terno e sem nenhum desespero, o motivo é claro, o do próximo verso.
Simeão continua: “pois já os meus olhos viram a tua salvação”, ele Simeão era um salvo, e ele está radiante, pois Ele via a Pessoa da salvação, o Senhor Jesus: "a tua salvação espero, ó SENHOR!" (Gn 49:18), "vive o SENHOR, e bendito seja o meu rochedo; e exaltado seja Deus, a rocha da minha salvação," (II Sm 22:47), "a salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Selá.)" (Sl 3:8), "mas eu confio na tua benignidade; na tua salvação se alegrará o meu coração." (Sl 13:5), "o SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio." (Sl 18:2), "o SENHOR vive; e bendito seja o meu rochedo, e exaltado seja o Deus da minha salvação." (Sl 18:46), "tira da lança e obstrui o caminho aos que me perseguem; dize à minha alma: Eu sou a tua salvação." (Sl 35:3), "e a minha alma se alegrará no SENHOR; alegrar-se-á na sua salvação." (Sl 35:9), "apressa-te em meu auxílio, Senhor, minha salvação." (Sl38:22), "a minha alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvação." (Sl 62:1), "em Deus está a minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza, e o meu refúgio estão em Deus." (Sl 62:7), "para que se conheça na terra o teu caminho, e entre todas as nações a tua salvação." (Sl 67:2), "o nosso Deus é o Deus da salvação; e a DEUS, o Senhor, pertencem os livramentos da morte." (Sl 68:20), "o SENHOR fez notória a sua salvação, manifestou a sua justiça perante os olhos dos gentios." (Sl 98:2), "e naquele dia se dirá: Eis que este é o nosso Deus, a quem aguardávamos, e ele nos salvará; este é o SENHOR, a quem aguardávamos; na sua salvação gozaremos e nos alegraremos." (Is 25:9).
O Salvador é o Senhor Jesus: "Deus com a sua destra o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados." (At 5:31), "Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa," (I Tm 1:1), "e que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho;" (II Tm 1:10), "a Tito, meu verdadeiro filho, segundo a fé comum: Graça, misericórdia, e paz da parte de Deus Pai, e da do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador." (Tt 1:4), "não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador." (Tt 2:10), "aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo;" (Tt 2:13), "que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador;" (Tt 3:6), "Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo:" (II Pd 1:1), "porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo." (II Pd 1:11), "porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro." (II Pd 2:20), "para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do nosso mandamento, como apóstolos do Senhor e Salvador." (II Pd 3:2), "antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém." (II Pd 3:18).