quinta-feira, 7 de julho de 2011

10.5. A circuncisão e apresentação no templo (Lc 2:21-38) Lc 2: 25-32

Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. E fora-lhe revelado, pelo Espírito Santo, que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor. E pelo Espírito foi ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Jesus, para com ele procederem segundo o uso da lei, ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse: Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra; pois já os meus olhos viram a tua salvação, a qual tu preparaste perante a face de todos os povos; luz para iluminar as nações, E para glória de teu povo Israel.


Por fim, há um detalhe muito importante, este Salvador é para o mundo inteiro, ou seja, não importa a nacionalidade, pois para todos os homens, a saber, de todos os povos, línguas e nações Ele foi enviado para salvar: "e diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo." (Jo 4:42), "porque para isto trabalhamos e lutamos, pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis." (I Tm 4:10), "mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens," (Tt 3:4), isso já estava profetizado no Velho Testamento, gentio significa justamente pessoas de outras nações: "e acontecerá naquele dia que a raiz de Jessé, a qual estará posta por estandarte dos povos, será buscada pelos gentios; e o lugar do seu repouso será glorioso." (Is 11:10), "eis aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios." (Is 42:1), "Eu, o SENHOR, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios." (Is 42:6), "disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra." (Is 49:6), "e os gentios verão a tua justiça, e todos os reis a tua glória; e chamar-te-ão por um nome novo, que a boca do SENHOR designará." (Is 62:2).
Como vimos, o Senhor Jesus é Salvador para homens do mundo todo: "no dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." (Jo 1:29), "Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo." (Jo 6:51), "e ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo." (I Jo 2:2), e para Israel também: "Deus com a sua destra o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados." (At 5:31), "da descendência deste, conforme a promessa, levantou Deus a Jesus para Salvador de Israel;" (At 13:23).
O fato curioso aqui é que a ordem é normalmente inversa, pois a salvação veio primeiro a Israel e aqui primeiro os gentios, as nações são mencionadas para só depois Israel, com essas palavras há a predição do que ocorreria e efetivamente ocorre, primeiro homens de todas as nações reconhecerão a Cristo e depois Israel, por isso a ordem é posta assim, haverá um dia onde os judeus olharão e reconhecerão em Jesus o Messias ainda esperado por eles: "mas no SENHOR será justificada, e se gloriará toda a descendência de Israel." (Is 45:25), "naquele dia o renovo do SENHOR será cheio de beleza e de glória; e o fruto da terra excelente e formoso para os que escaparem de Israel." (Is 4:2).