sábado, 30 de julho de 2011

16.10. Pregação de João o Batista (Mt 3:1-12; Mc 1:1-8; Lc 3:1-18) Mt 3:1,2

E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.


A Entrada no Reino É Somente Pela Graça – Mt 22:1-14. Talvez seja difícil entender como o Reino de Deus sendo semelhante a um casamento ensina a graça. Todavia, para os convidados, isso é fácil. Para o convidado ir ao casamento, o que é necessário ele fazer para que o casamento seja consumado? Nada! Tudo já está preparado. Os bois e cevados não são nossos, mas daquele que nos chama para as bodas (v. 4). Tudo está preparado, só é necessário que os convidados venham. O Reino de Deus não é do homem, mas uma obra feita por Deus. Os que entram nele entram apenas pelo sangue de Cristo. O sacrifício de Deus, qual é o próprio Cristo, já foi consumado. O agrado do Pai já está satisfeito. Para o pecador nada resta fazer para que o Reino esteja pronto. É necessário que o convidado venha em obediência à chamada de Deus. A chamada de Deus pode ser conhecida em Mt 4:17. É a graça de Deus que opera aqui. Para os que rejeitam a si mesmos, os maus, os famintos e sedentos por justiça, ou seja, os que percebem que não têm justiça própria, sim, estes são convidados. Estes não têm mérito próprio. Nisso se entende a graça.
Os que entram no Reino de Deus são os que buscam calorosamente a justiça. Estes serão fartos (Mt 5:6). Porém, os que estão buscando um escape do inferno, prosperidade material, aceitação social, posição eclesiástica ou qualquer mérito, não estão convidados. Porquê? Por que os preparativos para entrar no Reino de Deus e a sua própria entrada é pela graça. O que você está procurando no Reino de Deus? Se for outra coisa a não exultar o fato de que Cristo reina e os Seus O estão servindo, você não estará lá. Entrar no Reino de Deus e atender o convite é vir a Cristo. Vindo a Cristo é render-se aos Seus pés como um servo prestativo ao seu Mestre. O Reino tem um Rei soberano, os que entram são submissos à Sua lei. Se a sua atitude for submissão ao Rei e espírito de arrependimento pelos seus pecados, achará prazer no seu Senhor e o seu Senhor alegrará em chamá-lo Seu povo (Ap 21:3; 22:3,4). Você tem a veste nupcial, o sangue de Cristo? Está procurando entrar pelas obras do homem, igreja ou lei e méritos próprios ou somente pela graça de Deus?


Os Que Entram no Reino pela Graça Estão Seguros – Jo 10:26,27. Quando Deus deseja cumprir a Sua vontade, não há mão que possa impedi-la (Dn 4:34-37; Sl 115:3; 135:6). Os que entram no Reino de Deus pela graça, confiando inteiramente na obra divina de Cristo, estão eternamente seguros (Jo 10:19: “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.”). Em Cristo a misericórdia e a verdade se encontraram, a justiça e a paz se beijaram (Sl 85:10). Essa segurança é entendida pelas promessas de Deus e do Seu Filho Jesus Cristo. O sacerdócio de Cristo permanece eternamente, podendo então “salvar perfeitamente os que por Ele chegam a Deus” (Hb 7:24,25). As ovelhas de Deus ouvem a voz de Cristo, são conhecidas por Ele e O seguem. À estas são dadas promessas de Cristo: “Não pereça” (Jo 3:16), “Nunca hão de perecer” (Jo 10:28) , “ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai” (Jo 10:28,29). É essencial lembrar que “os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento” (Rm 11:29).
Aos que entram por outra porta, aos que faltam a veste nupcial (Mt 22:12,13), aos que têm apenas boas obras religiosas (Mt 7.22), estes têm somente aparências e apenas confissões vazias e serão lançados fora (Mt 22:13; Jo 15:6). Atenda à chamada da graça: “Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar” (Is 55:6,7).

Fonte http://www.palavraprudente.com.br/estudos/calvin_d/escatologia/cap10.html, estudo escrito pelo pastor Calvin Gardner, correções gramaticais: Edson Basilio 11/2008 e 05/2009).