quarta-feira, 20 de julho de 2011

16. Pregação de João o Batista (Mt 3:1-12; Mc 1:1-8; Lc 3:1-18) Mt 3:1,2

E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.


A mensagem de João o Batista era simples, porém enfática, como veremos nesta série, ocorre que entre as mensagens havia uma essencial, que dizia: “arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus”, o tema reino dos céus é extremamente importante na Bíblia, mas é muitas vezes negligenciado, por isso, estudaremos o tema reino dos céus, no estudo elaborado pelo pastor Calvin Gardner:


O “REINO DE DEUS” E O “REINO DOS CÉUS”


Leitura: Atos 28.23-31


Versículo para Memorizar: Mateus 6.33: “mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”


Introdução - O “Reino de Deus” faz parte da Escatologia. Portanto, o “Reino de Deus” e o tema dos “últimos dias” são partes da mesma doutrina. Muita profecia do Velho Testamento é concernente a estes dois assuntos (II Sm 7:12, “seu reino”; Dt 4:30, “últimos dias”). O que aconteceu no Novo Testamento tem a ver com o “Reino de Deus” e os “últimos dias”, portanto, precisamos entender mais sobre as “últimas coisas” e do “Reino de Deus”. Há mais menção na Bíblia a respeito do “Reino” do que o termo “Últimas Coisas”. Portanto devemos importar bem sobre o “Reino”, e, como diz o nosso versículo para memorizar, buscar primeiro o “Reino”. Todavia, não devíamos desconsiderar as “Últimas Coisas”, pois também fazem parte da nossa responsabilidade, e os dois tratam tanto do passado no tempo de Jesus como dos nossos dias atuais.


O Que é o Reino de Deus? - O Reino de Deus simplesmente é tudo que se tem a ver com Cristo, especialmente o Seu relacionamento com o Seu Povo como Senhor, Salvador, Sacerdote e Rei. Disso podemos estar confiantes analisando uns poucos versículos do apóstolo Paulo e as igrejas primitivas. Paulo, na despedida dele da igreja em Éfeso, deu um resumo do seu testemunho e da sua mensagem entre os daquela igreja. A sua mensagem foi “tanto aos judeus como aos gregos” e a sua proclamação era “a conversão a Deus, e a fé em Nosso Senhor Jesus Cristo” (At 20:17-21). A mensagem do arrependimento e a fé em Cristo é a mensagem de todo pregador sério e zeloso para com a sua vocação. É a mensagem atual desde o começo do ministério de Cristo e continuará até a Sua volta (Mt 28:19-21; Mc 16:15; Lc 24:46-48; Jo 20:21). Pelo contexto da despedida de Paulo aos efésios sabemos que a pregação da “conversão a Deus, e a fé em Nosso Senhor Jesus Cristo” é o evangelho da graça de Deus (At 20:24). Examine Atos 20:25 e perceberá que este ministério da pregação da graça, do arrependimento e da fé em Cristo é a pregação do Reino de Deus (At 20:25). Aos corintios este mesmo apóstolo Paulo definiu o evangelho como sendo “porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.” [I Co 15:2,3]. Como ele pregou o evangelho da graça em Éfeso e chamou isso a pregação do Reino de Deus, assim nós podemos chamar a pregação do evangelho da vinda de Cristo, a Sua morte, o Seu sepultamento e a Sua ressurreição a pregação do Reino de Deus. Por quê? Porque o Reino de Deus envolve tudo sobre Cristo.


Você está no Reino de Deus? Se entra nele pelo novo nascimento, um nascimento pelo Espírito Santo. O arrependimento e a fé neste Cristo é a sua responsabilidade. Se reconhece a sua fraqueza de se arrepender e crer, clama a Deus em ter misericórdia e que salve mais um pecador.


Por isso a instrução do nosso versículo para memorizar dada por Jesus é para nós ainda hoje.


O Reino de Deus e O Reino dos Céus - Para entendermos o que Deus nos revelou sobre as “Últimas Coisas”, verdades que são para nós e para os nossos filhos (Dt 29:29), precisamos entender como o Reino de Deus relaciona-se com o Reino dos Céus.


Comparando todos os versículos que usam os termos “Reino de Deus” ou “Reino dos Céus” e anotando o contexto de cada uso, verá que os dois simplesmente referem-se às mesmas coisas. Não há diferença entre os dois termos ou os seus usos. Os que desejam ensinar diferenças importantes entre os dois termos são forçados a darem explicações tão complicadas ao ponto do leitor perder qualquer noção do que se tratam as frases, e, por tentar levar a sério essas supostas diferenças, começa a pensar que a Escatologia é demasiadamente difícil de entender. Como Paulo preocupou-se com os membros em Corinto para não ser levados pela conversa dos outros, também preocupa-me ensinar-lhes que não sejam enganados e “apartam da simplicidade” (II Co 11:3) que haja entre esses dois termos em pauta.


Os Usos dos Dois Termos


Nos Ensinos Gerais - Depois do batismo de Jesus e a provação no deserto, Jesus, conforme Mateus, “começou a pregar, e a dizer: Arrependei-vos porque é chegado o reino dos céus” (Mt 3:17). Mas, quando Marcos relata o começo do ministério de Jesus, ele relata que Jesus “veio pregando o Reino de Deus, dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho” (Mc 1:14,15). Se fossem duas coisas distintas, teríamos dois grandes problemas. Um é que não poderíamos estar confiantes em termos uma mensagem exata com a qual poderíamos pregar ao mundo todo para agradar a Deus. Outro problema pareceria que a Palavra de Deus não foi dada por inspiração verbal. Mas, não temos nenhum problema com qualquer destas doutrinas, pois estas duas frases enfatizam uma única coisa. Graças a Deus que temos uma mensagem clara para pregar ao mundo.


...


Se desejar comparar outras passagens do mesmo teor, examine estas: Mt 18.4 com Mc 10.15; Mt 19.14 com Mc 10.14; Mt 19.23,24 com Mc 10.23-25.


Fonte http://www.palavraprudente.com.br/estudos/calvin_d/escatologia/cap03.html , estudo escrito pelo pastor Calvin Gardner).