sexta-feira, 15 de julho de 2011

11.4. Visita dos magos em casa (Mt 2:1-12) Mt 2:10-12

E, vendo eles a estrela, regozijaram-se muito com grande alegria. E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra. E, sendo por divina revelação avisados num sonho para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outro caminho.


É possível que algum dos magos ou mesmo todos já estivessem desanimados, pois não foram recepcionados como era ansiado por eles, pela reação do Sinédrio e de Herodes, mas a estrela novamente aparece, e eles vendo-a se regozijaram muito, pois foi a mesma estrela que eles tinham visto, esta conduta deles é um exemplo para os crentes, há uma diferença entre o tempo de Deus e o dos homens, a Bíblia, no entanto, ensina a ter paciência e aguardar: "Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima." (Tg 5:7,8).


Ao vir o Senhor Jesus, eles fizeram o que todos os homens deveriam fazer voluntariamente, ou seja, adorar, este é o dever de todo o homem: "De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem." (Ec 12:13), há muitos que não O temem, nem O reconhece como Senhor, porém, dentro em breve, reconhecerão: "por mim mesmo tenho jurado, já saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás; que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua." (Is 45:23), "porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus." (Rm 14:11), "por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai." (Fp 2:9-11), a observação importante é eles fizeram isso com muitíssima grande alegria.


Outro ponto interessante a se notar é que quando o Mestre é mencionado junto com Sua mãe, primeiro Ele é mencionado e só depois Maria (Mt 2:11,13,14,20,21), os magos chegaram onde o Senhor Jesus estava depois dos 40 dias da purificação, provavelmente em período ainda mais tarde, talvez próximo de 2 anos do nascimento de Cristo, a explicação é clara, na consagração do Mestre, a oferta oferecida foi a mínima, se fosse depois que Ele tivesse recebido os presentes dos magos então a oferta seria outra, quanto ao tempo do aparecimento dos magos, eles indicaram a Herodes o tempo aproximado em que o Senhor jesus nasceu, e Herodes manda matar as criancinhas de 2 anos para baixo.


Os magos oferecem os presentes, ouro, incenso e mirra, esses presentes provavelmente tenham alguma significação esses foram presentes caros, lembrando que aos reis e nobres se davam presentes caros, especialmente o ouro, esses presentes foram de grande valia para aquela humanamente falando pobre família, isso ensina que Deus provê os Seus: "não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos." (Mt 10:29-31). Por fim, eles voltaram para a casa, já haviam visto o Rei, e Deus os instruiu a voltar por outro caminho, frustrando assim os desígnios de Herodes.