terça-feira, 5 de julho de 2011

10.3. A circuncisão e apresentação no templo (Lc 2:21-38) Lc 2: 25-32

Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. E fora-lhe revelado, pelo Espírito Santo, que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor. E pelo Espírito foi ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Jesus, para com ele procederem segundo o uso da lei, ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse: Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra; pois já os meus olhos viram a tua salvação, a qual tu preparaste perante a face de todos os povos; luz para iluminar as nações, E para glória de teu povo Israel.


Sobre a atuação do Espírito, Ele, além de instruir, conduziu Simeão ao templo, onde ele viu o Senhor Jesus, como se não bastasse ainda mostrou o Messias, daí Simeão corre e pega Cristo nos braços e fala, pelo Espírito Santo, também seria correto dizer que o Espírito falou por intermédio de Simeão, agora, Senhor, esta palavra Senhor não é a comumente usada para o Senhor Deus, que é “Kurius” e sim “despotes” que é a mesma palavra déspota, em português, déspota significa: Pessoa que governa conforme lhe apraz os que lhe são dependentes, exigindo-lhes obediência passiva. Esta mesma palavra é repetida somente nos seguintes versos: "e, ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus, e disseram: Senhor, tu és o Deus que fizeste o céu, e a terra, e o mar e tudo o que neles há;" (At 4:24), "todos os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados. E os que têm senhores crentes não os desprezem, por serem irmãos; antes os sirvam melhor, porque eles, que participam do benefício, são crentes e amados. Isto ensina e exorta." (I Tm 6:1,2), "de sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra." (II Tm 2:21), "exorta os servos a que se sujeitem a seus senhores, e em tudo agradem, não contradizendo," (Tt 2:9), "vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus." (I Pd 2:18), "e também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição." (II Pd 2:1), "porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo." (Jd 1:4), "e clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?" (Ap 6:10), esta última referência deixa claro o significado da palavra.
Para melhor diferenciar entre “déspota” e “Kurios”, a primeira “usa-se unicamente em relação a um escravo e denota direito exclusivo de posse e poder sem controle” (Strong, James H. Nueva Concordancia Strong Exhaustiva, Grupo Nelson, 2002), já a segunda “tem um sentido mais amplo, aplicável a várias posições e relações de vida e não sugestivo de propriedade ou tirania.” (Strong, James H. Nueva Concordancia Strong Exhaustiva, Grupo Nelson, 2002). Ora, se o Senhor é o Dominador dele, então ele (Simeão) era um dominado, totalmente sujeito ao seu Senhor, ser um servo dele, traz valiosas bênçãos para o servo, o fato de estar perto de seu Senhor já é uma grande maravilha, Pois o trato do deste Dominador para com os servos dEle é bem diferente do trato usual humano, pelo contrário: "se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará." (Jo 12:26), "já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer." (Jo 15:15), não há mandamentos pesados, pois o jugo dEle é leve: "porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mt 11:30), "porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados." (I Jo 5:3), o Mestre sequer deixa os servos dEle ignorantes: "revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;" (Ap 1:1), ainda é importante recordar que há perseguição por estes trilhos: "lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu Senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa." (Jo 15 :20).