segunda-feira, 4 de julho de 2011

10.2. A circuncisão e apresentação no templo (Lc 2:21-38) Lc 2:25-32

Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. E fora-lhe revelado, pelo Espírito Santo, que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor. E pelo Espírito foi ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Jesus, para com ele procederem segundo o uso da lei, ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse: Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra; pois já os meus olhos viram a tua salvação, a qual tu preparaste perante a face de todos os povos; luz para iluminar as nações, E para glória de teu povo Israel.

Simeão foi um homem temente a Deus, a descrição dele mostra que foi um servo fiel a Deus, então que cada crente siga o exemplo dele, não só dele como dos demais que temem ao Senhor, ele esperava a consolação de Israel, a pergunta é, Israel precisava de consolação ou havia sido prescrito consolação a Israel? A resposta é sim: “por estas coisas eu ando chorando; os meus olhos, os meus olhos se desfazem em águas; porque se afastou de mim o consolador que devia restaurar a minha alma; os meus filhos estão assolados, porque prevaleceu o inimigo." (Lm 1:16), "ouve, pois, Josué, sumo sacerdote, tu e os teus companheiros que se assentam diante de ti, porque são homens portentosos; eis que eu farei vir o meu servo, o RENOVO." (Zc 3:8), “o ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;” (Is 61:1), justamente este RENOVO que Simeão viu e ficou maravilhado, por isso, que a consolação de Israel está ligada diretamente com o Cristo do Senhor.
Simeão encontrou a Cristo no templo, onde Ele foi levado para a apresentação, Simeão era velho, já havia visto centenas de crianças outro sem número de meninos apresentados a Deus no templo, mas aquela vez, bem como aquele Menino eram diferentes, esta é justamente a diferença entre o Mestre e os demais homens, aquele Menino é o Cristo, aquela vez ele tinha sido conduzido pelo Espírito Santo, então ele O pega em seus braços e louva a Deus, não havia mais o que esperar, a salvação prometida estava ali, então ele pede que Deus o despeça em paz, ou seja, tudo já estava consumado, é interessante que o Messias ainda tinha um longo trabalho pela frente, mas Simeão já via tudo isso realizado, ele tinha plena certeza que a Palavra de Deus permanece para sempre e tudo o que está nela escrito vai se realizar: "mas a palavra do SENHOR permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada." (I Pd 1:25), "sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre." (I Pd 1:23), "o conselho do SENHOR permanece para sempre; os intentos do seu coração de geração em geração." (Sl 33:11), "as obras das suas mãos são verdade e juízo, seguros todos os seus mandamentos. Permanecem firmes para todo o sempre; e são feitos em verdade e retidão." (Sl 111:7,8), "para sempre, ó SENHOR, a tua palavra permanece no céu." (Sl 119:89), "seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente." (Is 40:8). Sobre a atuação do Espírito, é importante atentarmos a alguns detalhes, que serão tratados adiante.