domingo, 10 de julho de 2011

11. Visita dos magos em casa (Mt 2:1-12) Mt 2:1-6

E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo. E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele. E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo. E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; Porque de ti sairá o Guia Que há de apascentar o meu povo Israel.

Aqui é mencionada Belém da Judéia de modo mais preciso para distinguir da outra Belém da tribo de Zebulom: "e Catate, Naalal, e Sinrom, e Idala, e Belém; doze cidades e as suas aldeias." (Js 19:15), em seguida é mencionado uns magos, analisemos melhor esses magos, a Bíblia diz que eles vieram do oriente, com isso está descartado eles terem vindo de Babilônia, antigo reino caldeu, pois este está ao norte: "e veio a mim a palavra do SENHOR segunda vez, dizendo: Que é que vês? E eu disse: Vejo uma panela a ferver, cuja face está para o lado do norte. E disse-me o SENHOR: Do norte se descobrirá o mal sobre todos os habitantes da terra." (Jr 1:13,14), "assim diz o SENHOR: Eis que um povo vem da terra do norte, e uma grande nação se levantará das extremidades da terra." (Jr 6:22), muito menos de Sabá: "os reis de Társis e das ilhas trarão presentes; os reis de Sabá e de Seba oferecerão dons." (Sl 72:10), pois ela está ao sul: "a rainha do sul se levantará no juízo com os homens desta geração, e os condenará; pois até dos confins da terra veio ouvir a sabedoria de Salomão; e eis aqui está quem é maior do que Salomão." (Lc 11:31).
Então o mais provável que eles tenham vindo da Pérsia, reino que foi Medo-Persa, com isso, a lição dada é que Deus tem servos onde não é imaginado que Ele tenha, é comum pensar que em alguns lugares não haveriam servos de Deus, Elias pensou que somente ele havia se mantido firme no serviço a Deus até que Deus disse que não era só ele havia mais sete mil pessoas que também estavam firmes: "e ele disse: Eu tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei; e buscam a minha vida para ma tirarem." (I Rs 19:14), a resposta foi: "também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou." (I Rs 19:18), "Senhor, mataram os teus profetas, e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e buscam a minha alma? Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos a Baal." (Rm 11:3,4). Portanto Deus tem servos em diversificados lugares.
Como se pôde ver, os magos não eram judeus, ou seja, eram gentios, e foram visitar o Rei Senhor, que é Salvador não só dos judeus, mas como crentes de todos povos, tribos, raças, a saber, Salvador dos gentios, Salvador do mundo, eles procuraram ao Messias, como dizia a profecia: "e os gentios caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor que te nasceu." (Is 60:3), com isso, esses magos foram os primeiros gentios de uma legião de gentios, inclusive eu, que reconhecem a necessidade de ter um Salvador. Segundo ponto eles eram magos, não como Simão: "e estava ali um certo homem, chamado Simão, que anteriormente exercera naquela cidade a arte mágica, e tinha iludido o povo de Samaria, dizendo que era uma grande personagem;" (At 8:9) ou Elimas (Barjesus): "e, havendo atravessado a ilha até Pafos, acharam um certo judeu mágico, falso profeta, chamado Barjesus," (At 13:6), eles eram astrônomos, o termo mago era comum às duas coisas.