segunda-feira, 18 de julho de 2011

14. Retorno a Nazaré (Mt 2:19-23; Lc 2:39,40)

Morto, porém, Herodes, eis que o anjo do Senhor apareceu num sonho a José no Egito, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e vai para a terra de Israel; porque estão mortos os que procuravam a morte do menino. Então ele se levantou, e tomou o menino e sua mãe, e foi para a terra de Israel. E, ouvindo que Arquelau reinava na Judéia em lugar de Herodes, seu pai, receou ir para lá; mas avisado num sonho, por divina revelação, foi para as partes da Galiléia. E chegou, e habitou numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno.


E, quando acabaram de cumprir tudo segundo a lei do Senhor, voltaram à Galiléia, para a sua cidade de Nazaré. E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.


O perigo se mantém, Herodes morreu, o anjo aparece e dá a nova a José, mas no lugar de Herodes reina um filho sanguinário, Arquelau “não foi bom rei e durou pouco em seu trono. Iniciou seu governo tratando de ser ainda mais sanguinário que seu pai; um de seus primeiros decretos decidiu a execução de três mil cidadãos destacados da Judéia. Evidentemente, até morto Herodes, com o selvagem e descontrolado Arquelau no trono não era seguro retornar a Judéia. De modo que José recebe o conselho de ir a Galiléia, onde reinava Herodes Antipas, um soberano muito mais prudente.” (William Barclay. The New Daily Study Bible: New Testament, Mathew).


Então José volta para sua antiga cidade, onde moraria aquela família, isso para que se cumprisse a profecia que o Mestre seria chamado nazareno, isso quer dizer que Ele seria rejeitado, também pelo lugar onde morava, quando alguém dissesse que Ele vinha de Nazaré a pergunta imediata era: "disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê." (Jo 1:46). Cumprindo assim profecias (SI 22:6-8,13; 69:8,20,21; Is 11:1; 49:7; 53:2,3,8; Dn 9:26). Em Nazaré, o Senhor passou Sua infância e juventude, que é o que diz a passagem em Lucas: “E, quando acabaram de cumprir tudo segundo a lei do Senhor, voltaram à Galiléia, para a sua cidade de Nazaré. E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.” (2:39,40).