sábado, 9 de julho de 2011

10.6. A circuncisão e apresentação no templo (Lc 2:21-38) Lc 2:36-38

E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade; e era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia. E sobrevindo na mesma hora, ela dava graças a Deus, e falava dele a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém.

Agora o relato aponta para Ana, uma serva de Deus, ela viu as palavras de Simeão, que provavelmente a conhecia, eles eram do grupo de pessoas que esperavam a consolação e redenção e Israel, pois é assim que a Salvação, ou seja, Cristo, é apresentado nessa passagem, ela é um exemplo também de mulher de Deus, ela jejuava e orava, adorava a Deus. Oração é incentivada na Palavra de Deus: "admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens;" (I Tm 2:1), "todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos." (At 1:14), "mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra." (At 6:4), "Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus." (At 12:5), "alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;" (Rm 12:12), "orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos," (Ef 6:18), "fazendo sempre com alegria oração por vós em todas as minhas súplicas," (Fp 1:4), "não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças." (Fp 4:6), "perseverai em oração, velando nela com ação de graças;" (Cl 4:2), "e já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração." (I Pd 4:7), "orai sem cessar." (I Ts 5:17).
O jejum foi usado: "e, havendo-lhes, por comum consentimento, eleito anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido." (At 14:23), "nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns," (II Co 6:5), "e, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;" (Mt 4:2), "e disse Cornélio: Há quatro dias estava eu em jejum até esta hora, orando em minha casa à hora nona." (At 10:30), "e, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram." (At 13:2,3).
Ana também anunciava o evangelho, coisa que os demais crentes devem fazer: "e disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura." (Mc 16:15), "portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;" (Mt 28:19), "que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina." (II Tm 4:2).