quarta-feira, 29 de junho de 2011

9.4. O anúncio aos pastores (Lc 2:8-20) Lc 2:13-20

E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens. E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber. E foram apressadamente, e acharam Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura. E, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita; e todos os que a ouviram se maravilharam do que os pastores lhes diziam. Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração. E voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes havia sido dito.


O hino continua: Paz na terra, o que isso quer dizer? Por evidente se refere à Pessoa da paz, não só Pessoa, mas Príncipe da paz, o motivo é claro, Deus é o Deus de paz: "graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor;" (II Pd 1:2), "ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas," (Hb 13:20), "e o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." (I Ts 5:23), "o que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco." (Fp 4:9), "porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos." (I Co 14:33), "e o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém." (Rm 16:20), "e o Deus de paz seja com todos vós. Amém." (Rm 15:33).
Deus trazia a proposta da paz, a paz é iniciativa dEle: "graça e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." (I Co 1:3), "graça a vós e paz da parte de Deus nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo." (II Co 1:2), "graça e paz da parte de Deus Pai e do nosso Senhor Jesus Cristo," (Gl 1:3), "a vós graça, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo!" (Ef 1:2), "paz seja com os irmãos, e amor com fé da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo." (Ef 6:23), "graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai e da do Senhor Jesus Cristo." (Fp 1:2), "aos santos e irmãos fiéis em Cristo, que estão em Colossos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo." (Cl 1:2), "graça e paz a vós da parte de Deus nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo." (II Ts 1:2), "a Timóteo meu verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus nosso Pai, e da de Cristo Jesus, nosso Senhor." (I Tm 1:2), "a Tito, meu verdadeiro filho, segundo a fé comum: Graça, misericórdia, e paz da parte de Deus Pai, e da do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador." (Tt 1:4), "graça a vós e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." (Fm 1:3), "graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, o Filho do Pai, seja convosco na verdade e amor." (II Jo 1:3), "graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, o Filho do Pai, seja convosco na verdade e amor." (II Jo 1:3).
Esta paz é a mesma pregada no evangelho, motivo pelo qual o evangelho também é chamado de evangelho da paz: "e, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto;" (Ef 2:17), "e calçados os pés na preparação do evangelho da paz;" (Ef 6:15), "e como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas." (Rm 10:15), esta paz é através do sangue do Senhor Jesus: "E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus." (Cl 1:20), "tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;" (Rm 5:1) "a palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos);" (At 10:36), de modo que todo crente tem paz com Deus, por intermédio do Filho, a questão é, se houve a propositura de paz é porque havia guerra entre Deus e o crente? A resposta é sim: "porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida." (Rm 5:10), este tema será melhor abordado em breve.