quarta-feira, 8 de junho de 2011

6.b. O nascimento de João e o hino de Zacarias (Lc 1:57-80). Lc 1:67-74

E Zacarias, seu pai, foi cheio do Espírito Santo, e profetizou, dizendo: Bendito o Senhor Deus de Israel, Porque visitou e remiu o seu povo, E nos levantou uma salvação poderosa Na casa de Davi seu servo. Como falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo; para nos livrar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam; para manifestar misericórdia a nossos pais, E lembrar-se da sua santa aliança, e do juramento que jurou a Abraão nosso pai, de conceder-nos que, Libertados da mão de nossos inimigos, o serviríamos sem temor, em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida.

O verso 67 começa com algo interessante, Zacarias agora está vazio de incredulidade e cheio do Espírito Santo, com isso ele profetizou, esta profecia, também é um cântico conhecido como Benedictus, devido à primeira palavra da tradução para o latim; Zacarias profetizou, é importante aqui lembrar que profecia, ao contrário do que a maioria acredita, não significa inicialmente predizer o futuro, é evidente que muitas profecias são de fatos futuros, mas, de fato, profecia significa a revelação da Palavra de Deus, em outras palavras, profetizar significa revelar algo que estava escondido e que com a diligência humana não seria descoberto, daí Deus intervêm e revela, tanto é fato que os soldados romanos tinham batido no Senhor Jesus e falaram a Ele: “dizendo: Profetiza-nos, Cristo, quem é o que te bateu?” (Mt 26:68), “e, vendando-lhe os olhos, feriam-no no rosto, e perguntavam-lhe, dizendo: Profetiza, quem é que te feriu?” (Lc 22:64), em resumo, profecia “significa a proclamação da mente e conselho de Deus (pro, para frente, phemi, falar: veja PROFETA)… Embora boa parte da profecia do Antigo Testamento seja puramente de previsão, veja Mq 5:2, por exemplo, e confira Jo 11:51, a profecia não é necessariamente, nem mesmo principalmente, prognosticadora. É uma declaração daquilo que não se pode conhecer por meios naturais, Mt 26:68, é a proclamação da vontade de Deus, quer com referência ao passado, ao presente ou ao futuro, veja Gn 20:7; Dt 18:18; Ap 10:11; 11:3” (Vine, W. E. Expository Dictionary of New Testament Words, Vol. P. 221, Thomas Nelson Publishers, May 15 2003).A profecia de Zacarias começa bendizendo a Deus porque visitou, quer dizer, teve um favor em especial com o Seu povo, esta visita é prévia a redimir, e que remição seria essa? A própria passagem explica, pois o verso 77 diz: “para dar ao seu povo conhecimento da salvação, Na remissão dos seus pecados;”, com esta redenção, Deus levantou uma poderosa Salvação, que é, de fato, o Salvador, Cristo o Senhor, na casa de Davi, deixando claro a descendência davídica do Messias, como o próprio Deus falou por Seus santos profetas no Velho Testamento: “sim, e todos os profetas, desde Samuel, todos quantos depois falaram, também predisseram estes dias.” (At 3:24), “mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;” (Rm 3:21), “Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado; que o Cristo havia de padecer.” (At 3:18), “O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.” (At 3:21), “a este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome.” (At 10:43).deixando claro que o Inspirador dos profetas, ou seja, Quem falou pelos profetas foi o próprio Senhor: “porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” (II Pd 1:21) “para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do nosso mandamento, como apóstolos do Senhor e Salvador.” (II Pd 3:2).