sábado, 25 de junho de 2011

9. O anúncio aos pastores (Lc 2:8-20) Lc 2:8-12

Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura.


Aqui há um fato digno de nota, o Senhor Jesus foi anunciado aos pastores, que, como classe, não era muito bem vinda, pois normalmente não eram honestos e estavam cerimonialmente impuros, é possível que esses pastores estivessem guardando o rebanho que seria sacrificado no templo, pois a lei judáica exigia animais perfeitos, para garantir isso, algumas autoridades do templo tinha seu próprio rebanho, que eram cuidados por pastores, se assim o foi, então eles que cuidavam de cordeiros, foi-lhes anunciado o Cordeiro a Quem os demais cordeiros eram tão somente tipo, este Cordeiro é diferente, pois Ele é o Cordeiro de Deus: "no dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." (Jo 1:29), "e, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus." (Jo 1:36). Enquanto eles estão trabalhando aparece o anjo, que anuncia a maravilhosa nova, eles temiam, claro, a glória de Deus estava lá, com isso “o pecado, a imperfeição e impotência do ser humano destacam-se nítida e grotescamente à luz do dia da revelação celestial, provocando pavor, como se o próprio juiz celestial tivesse vindo e quisesse trazer à luz tudo o que ainda resta de pecados ocultos. Também o crente treme e estremece diante dessa manifestação de luz vinda da eternidade. Ele se atemoriza enquanto ainda vive no crer e não no ver (Dn 10:15s; Ap 1:17; Lc 1:12,29).” (Evangelho de Lucas: comentário Esperança Rienecker, Fritz, Editora Evangélica Esperança, 2005).
Diante disso é claro que os homens devem temer, mas o anjo diz, não temais, afinal ele não veio anunciar juízo e sim trazer a grande nova, este destemor é justamente para todos os que ouvem a palavra de Deus, trazida por Seus mensageiros, havia muito o que temer, afinal Deus é Santo: "porque eu sou o SENHOR vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis com nenhum réptil que se arrasta sobre a terra; porque eu sou o SENHOR, que vos fiz subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo." (Lv 11:44,45), "fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR vosso Deus, sou santo." (Lv 19:2), "portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o SENHOR vosso Deus." (Lv 20:7), "e ser-me-eis santos, porque eu, o SENHOR, sou santo, e vos separei dos povos, para serdes meus." (Lv 20:26), "e não profanareis o meu santo nome, para que eu seja santificado no meio dos filhos de Israel. Eu sou o SENHOR que vos santifico;" (Lv 22:32), "Eu sou o SENHOR, vosso Santo, o Criador de Israel, vosso Rei." (Is 43:15), "assim diz o SENHOR, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar.” (Is 48:17), "e farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo Israel, e nunca mais deixarei profanar o meu santo nome; e os gentios saberão que eu sou o SENHOR, o Santo em Israel." (Ez 39:7).
Deus também é Justo: "então Faraó mandou chamar a Moisés e a Arão, e disse-lhes: Esta vez pequei; o SENHOR é justo, mas eu e o meu povo ímpios." (Ex 9:27), "porque o SENHOR é justo, e ama a justiça; o seu rosto olha para os retos." (Sl 11:7), "o temor do SENHOR é limpo, e permanece eternamente; os juízos do SENHOR são verdadeiros e justos juntamente." (Sl 19:9), "Piedoso é o SENHOR e justo; o nosso Deus tem misericórdia." (Sl 116:5), "Justo és, ó SENHOR, e retos são os teus juízos." (Sl 119:137), "o SENHOR é justo; cortou as cordas dos ímpios." (Sl 129:4), "Justo é o SENHOR em todos os seus caminhos, e santo em todas as suas obras." (Sl 145:17), "anunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos; quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde então o anunciou? Porventura não sou eu, o SENHOR? Pois não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há além de mim." (Is 45:21), "mas, ó SENHOR dos Exércitos, justo Juiz, que provas os rins e o coração, veja eu a tua vingança sobre eles; pois a ti descobri a minha causa." (Jr 11:20).
E, para piorar, somos todos pecadores: "como está escrito: Não há um justo, nem um sequer." (Rm 3:10), "porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;" (Rm 3:23), "portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram." (Rm 5:12), a mensagem do evangelho, para os que creem em Cristo como Salvador, é de paz: "tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;" (Rm 5:1), por isso, o evangelho é chamado de evangelho da paz: "e como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas." (Rm 10:15), "e calçados os pés na preparação do evangelho da paz;" (Ef 6:15).