quinta-feira, 23 de junho de 2011

8. O nascimento de Jesus em Belém (Lc 2:1-7). Lc 2:1,2

E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse (este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria).

A frase naqueles dias remete ao tempo da circuncisão de João o Batista, nesses dias saiu um decreto para fim de pagamento de imposto, a Bíblia menciona este fato histórico, ainda do primeiro César romano, então é importante traçar uma breve linha do tempo da história com o tempo bíblico, César Augusto reinou de 27 a.C. a 14 d.C., ele foi quem ordenou o censo em Lc 2:1; Tibério (14 a 37), no período de seu reinado foi que Cristo desenvolveu o ministério terreno dEle, a ele se referem as seguintes citações: Lc 3:1; 20:22,25; 23:2; Jo 19:12,15; depois tem Calígula (37 a 41); depois Cláudio (41 a 54) no tempo de seu reinado houve uma grande fome (At 11:28), ele também foi o responsável pela expulsão dos judeus de Roma, incluindo Áqüila e Priscila (At 18:2); depois Nero (54 a 68) ele perseguiu os cristãos, época dos martírios de Pedro e Paulo, foi a ele a quem Paulo apelou, quando foi julgado (At 25:8,10-12,21; 26:32; 27:24; 28:19); depois Galba (68 a 69), Otho (69), Vitelo (69); Vespasiano (69 a 79), ele foi responsável pela destruição d revolta judaica e seu filho Tito, que era general foi o responsável por destroçar Jerusalém no ano 70.
Este ponto é o mais importante da história, o nascimento do Senhor Jesus Cristo, que como já visto nem sequer a data foi colocada de modo preciso, provavelmente para que a data do nascimento dEle comemorada fosse não a que Ele veio ao mundo, mas a que Ele nasceu no coração de cada um dos Seus, aos reis e homens ilustres da época haviam a preocupação de deixar a data mais precisa possível, aqui consiste mais um grande contraste; para o mundo, aquela era a época do reinado de César Augusto, para Deus aquela era a plenitude dos tempos: “mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.” (Gl 4:4,5), era o momento exato de vir o Messias: “de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;” (Ef 1:10).
Naquele momento “o tempo estava cumprido sob o aspecto político, lingüístico e de comunicações. Um reino (o Império Romano), uma língua (o idioma grego), uma rede de comunicação (estradas e conexões de navegação) unia o império mundial no mar Mediterrâneo. Em nenhuma outra época anterior os apóstolos teriam sido capazes de disseminar com tanta rapidez a palavra da cruz. Os canais estavam preparados. Sob a fiel direção de Deus o mundo havia trabalhado a favor do reino de Deus. O tempo estava cumprido. Ao elemento poderoso apresentado em Gl 4:4, sob o aspecto da história universal, agrega-se Rm 5:21: Onde o pecado passou a reinar… O pecado havia eclodido vigorosamente no judaísmo...O pecado havia eclodido poderosamente no mundo gentio: O livre-pensamento filosófico havia ridicularizado amplamente a velha fé nos deuses. Uma mistura de antigas e novas religiões substitutas (sincretismo) havia se alastrado. Acontece, pois, que o humanamente impraticável (tanto para os judeus como para os gentios) foi feito por Deus – enviando por sua iniciativa a libertação (a salvação), a saber, no menino de Belém.” (Evangelho de Lucas: comentário Esperança Rienecker, Fritz, Editora Evangélica Esperança, 2005).
Ainda há outra referência histórica, a de Quirino, “P. Sulpicius Quirinius [nascido nas cercanias de Lanuvium, em Tusculum, na Itália] foi eleito governador da Síria em 6 d.C., e realizou um recenseamento na Judéia naquela ocasião. Há boas evidências de que ele foi governador duas vezes, e que o seu primeiro governo foi de 4 a.C. a 1 d.C. O recenseamento anterior devia estar terminando quando ele assumiu o governo pela primeira vez. (Comentário Bíblico Moody, Editora Batista Regular, Pfeiffer, Charles F.; Harrison Everett F.).