terça-feira, 28 de junho de 2011

9.3. O anúncio aos pastores (Lc 2:8-20) Lc 2:13-20

E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens. E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber. E foram apressadamente, e acharam Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura. E, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita; e todos os que a ouviram se maravilharam do que os pastores lhes diziam. Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração. E voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes havia sido dito.


Eu fico imaginando esta situação, fico me perguntando como deve ter sido esta falange de anjos entoando hinos a Deus, observem que subitamente apareceu a multidão e anjos, que se somou ao anjo que trazia o anúncio aos pastores, porém eu gosto de pensar como deve ter sido momentos antes do Filho Se encarnar, eu penso que os anjos discutiram entre si, ao verem o Menino alguns devem ter pensado este é o Senhor, o Supremo, Criador dos céus e da terra, penso que outros já discordaram e falaram não pode ser, nós sabemos que a presença do Senhor enche os céus e a terra: "esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o SENHOR. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o SENHOR." (Jr 23 24), como é que Ele pode estar ali, aparentemente tão indefeso? Penso que eles ficaram na dúvida, devemos ou não adorá-lO? Até que veio a ordem mais incomum da Bíblia: "e outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem." (Hb 1:6), com isso esta multidão veio, vieram todos o anjos e louvaram ao Senhor Jesus.
O cântico deles foi assim: glória a Deus nas maiores alturas, a Deus pertence toda a glória, "e ele disse: Homens, irmãos, e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu a nosso pai Abraão, estando na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã," (At 7:2), "e no mesmo instante feriu-o o anjo do Senhor, porque não deu glória a Deus e, comido de bichos, expirou." (At 12:23), "se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém." (I Pd 4:11), "para que o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo seja em vós glorificado, e vós nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo." (II Ts 1:12), "porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." (I Co 6:20), "e para que os gentios glorifiquem a Deus pela sua misericórdia, como está escrito: Portanto eu te louvarei entre os gentios, E cantarei ao teu nome." (Rm 15:9), "para que concordes, a uma boca, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo." (Rm 15:6), "e, ouvindo-o eles, glorificaram ao Senhor, e disseram-lhe: Bem vês, irmão, quantos milhares de judeus há que crêem, e todos são zeladores da lei." (At 21:20), "e, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida." (At 11:18), "mas eles ainda os ameaçaram mais e, não achando motivo para os castigar, deixaram-nos ir, por causa do povo; porque todos glorificavam a Deus pelo que acontecera;" (At 4:21), "portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus." (I Co 10:31).
A glória do crente é em Deus, tanto pela salvação, exaltação, louvor de Deus: "mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação," (Tg 1:9), "e dizei: Salva-nos, ó Deus da nossa salvação, e ajunta-nos, e livra-nos das nações, para que louvemos o teu santo nome, e nos gloriemos no teu louvor." (I Cr 16:35), "porém alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto tu os defendes; e em ti se gloriem os que amam o teu nome." (Sl 5:11), "salva-nos, SENHOR nosso Deus, e congrega-nos dentre os gentios, para que louvemos o teu nome santo, e nos gloriemos no teu louvor." (Sl 106:47), em outras palavras: "assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR." (Jr 9:23,24), "para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor." (I Co 1:31), "aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor." (II Co 10:17).