terça-feira, 21 de junho de 2011

7.i. Um anjo aparece a José (Mt 1:18-25). Mt 1:22-25

Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco. E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher; e não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.

Estes versos demonstram algo impar o controle de Deus sobre a história, tanto é fato que Ele disse, mediante o profeta, o que iria acontecer antes, muito antes que isso efetivamente acontecesse: “Quem anunciou isto desde o princípio, para que o possamos saber, ou desde antes, para que digamos: Justo é? Porém não há quem anuncie, nem tampouco quem manifeste, nem tampouco quem ouça as vossas palavras.” (Is 41:26), “anunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos; quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde então o anunciou? Porventura não sou eu, o SENHOR? Pois não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há além de mim.” (Is 45:21), “apresentai a vossa demanda, diz o SENHOR; trazei as vossas firmes razões, diz o Rei de Jacó. Tragam e anunciem-nos as coisas que hão de acontecer; anunciai-nos as coisas passadas, para que atentemos para elas, e saibamos o fim delas; ou fazei-nos ouvir as coisas futuras. Anunciai-nos as coisas que ainda hão de vir, para que saibamos que sois deuses; ou fazei bem, ou fazei mal, para que nos assombremos, e juntamente o vejamos.” (Is 41:21-23), “todas as nações se congreguem, e os povos se reúnam; quem dentre eles pode anunciar isto, e fazer-nos ouvir as coisas antigas? Apresentem as suas testemunhas, para que se justifiquem, e se ouça, e se diga: Verdade é.” (Is 43:9), “e quem proclamará como eu, e anunciará isto, e o porá em ordem perante mim, desde que ordenei um povo eterno? E anuncie-lhes as coisas vindouras, e as que ainda hão de vir. Não vos assombreis, nem temais; porventura desde então não vo-lo fiz ouvir, e não vo-lo anunciei? Porque vós sois as minhas testemunhas. Porventura há outro Deus fora de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça.” (Is 44:7,8), “anunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos; quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde então o anunciou? Porventura não sou eu, o SENHOR? Pois não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há além de mim.” (Is 45:21), “lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim. Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade.” (Is 46:9,10), “as primeiras coisas desde a antiguidade as anunciei; da minha boca saíram, e eu as fiz ouvir; apressuradamente as fiz, e aconteceram.” (Is 48:3), “ajuntai-vos todos vós, e ouvi: Quem, dentre eles, tem anunciado estas coisas? O SENHOR o amou, e executará a sua vontade contra Babilônia, e o seu braço será contra os caldeus.” (Is 48:14).
Como se pode observar da leitura dos versos acima Deus é o Senhor da história, pois Deus está fora do tempo como conhecemos, nós todos envelhecemos, Ele não: “desde a antiguidade fundaste a terra, e os céus são obra das tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; todos eles se envelhecerão como um vestido; como roupa os mudarás, e ficarão mudados. Porém tu és o mesmo, e os teus anos nunca terão fim.” (Sl 102:25-27), “mas tu, SENHOR, permanecerás para sempre, a tua memória de geração em geração.” (Sl 102:12), em outras palavras, Deus é eterno, algo que é demonstrando grandemente na Bíblia: “o Deus eterno é a tua habitação, e por baixo estão os braços eternos; e ele lançará o inimigo de diante de ti, e dirá: Destrói-o.” (Dt 33:27), “assim diz o SENHOR, Rei de Israel, e seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.” (Is 44:6), “Tu, SENHOR, permaneces eternamente, e o teu trono subsiste de geração em geração.” (Lm 5:19), “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.” (Hb 13:8), “e eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pós sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último; e o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.” (Ap 1:17,18), “o teu nome, ó SENHOR, dura perpetuamente, e a tua memória, ó SENHOR, de geração em geração.” (Sl 135:13), “e Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.” (Ex 3:15), (veja Gn 21:33 [Rm 16:26]; Ex 3:15; Dt 32:40; 33:27; I Cr 16:36; 29:10; Ne 9:5; Jó 36:26; Sl 9:7; 33:11; 41:13; 55:19; 68:33; 90:1,2,4; 92:8; 93:2 [Mq 5:2]; 102:24-27; 104:31; 111:3; 135:13; 145:13; 146:10; [Ex 15:18]; Pv 8:23-25; Is 26:4; 40:28; 41:4; 43:13; 44:6; 46:4; 48:12; 57:15; 63:16; Jr 10:10; 17:12; Lm 5:19; Dn 4:3,34; Hc 1:12; 3:6; Rm 1:20; Ef 3:21; I Tm 1:17; 6:15,16; Hb 1:8; 9:14; II Pd 3:8; I Jo 2:13; Ap 1:4,6 [4:8-10]; 5:14; 11:17; 15:7 [10:6]; 16:5).