quinta-feira, 2 de junho de 2011

5.e. Maria visita Isabel e compõe um hino de louvor (Lc 1:39-56). Lc 1:46-56

Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador; porque atentou na baixeza de sua serva; pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque me fez grandes coisas o Poderoso; E santo é seu nome. E a sua misericórdia é de geração em geração Sobre os que o temem. Com o seu braço agiu valorosamente; Dissipou os soberbos no pensamento de seus corações. Depôs dos tronos os poderosos, E elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, E despediu vazios os ricos. Auxiliou a Israel seu servo, Recordando-se da sua misericórdia; como falou a nossos pais, Para com Abraão e a sua posteridade, para sempre. E Maria ficou com ela quase três meses, e depois voltou para sua casa.

A segunda lição, ainda no verso 48, mais especificamente em porque atentou na baixeza de sua serva, é que Deus agraciou a Maria sem que ela nada merecesse, esse é justamente o sentido da graça, de Deus conceder algo que a pessoa que recebe não merece receber, apesar de Maria ser uma serva fiel a Deus, havia outras tantas servas muito melhores que ela, assim mesmo Deus escolheu a ela e não a outra, Maria também não havia com o que pagar tamanha dádiva, então ela reconhece que isso só pode ser dado graciosamente por Deus; esta é a mesma tônica da salvação, o homem, em seu estado miserável, devido à sua natureza depravada, nada pode fazer que sirva para Deus, a salvação lhe parece algo impossível, pois ele morto em ofensas e em pecados: “e vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,” (Ef 2:1), sequer pode dar um passo em direção da salvação e pior seu estado está em vias de se tornar eterno, ou seja, eterna separação de Deus. Diante do quadro pintado acima, só resta ao homem esperar uma atuação graciosa de Deus, pois só Ele pode salvar, e foi isso que aconteceu, Deus enviou Seu Filho ao mundo, a fim de salvar pecadores.Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada; e como não seria bem-aventurada aquela que deu à luz ao Senhor Jesus? Isso tudo devido a atuação de Deus: “porque me fez grandes coisas o Poderoso”, que é santo: “o SENHOR, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, admirável em louvores, realizando maravilhas?” (Ex 15:11), “não há santo como o SENHOR; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus.” (I Sm 2:2), “louvem o teu nome, grande e tremendo, pois é santo.” (Sl 99:3), “exaltai ao SENHOR nosso Deus e adorai-o no seu monte santo, pois o SENHOR nosso Deus é santo.” (Sl 99:9), “redenção enviou ao seu povo; ordenou a sua aliança para sempre; santo e tremendo é o seu nome.” (Sl 111:9), “e clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.” (Is 6:3), “porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.” (Is 57:15), “e os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.” (Ap 4:8), “quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo; por isso todas as nações virão, e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos.” (Ap 15:4).