sábado, 18 de junho de 2011

7.f. Um anjo aparece a José (Mt 1:18-25). Mt 1:18-21

Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; e dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

É em Cristo que os crentes se cercam, de modo que a identificação de Cristo com Seus servos é grande: “e qualquer que receber em meu nome um menino, tal como este, a mim me recebe.” (Mt 18:5), “porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” (Mt 18:20), “e tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.” (Jo 14:13,14), “mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” (Jo 14:26), “não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.” (Jo 15:16), “mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.” (Jo 15:21), “e naquele dia nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar.” (Jo 16:23).
Esta identificação faz os crentes se prevenirem dos falsos cristos e professores: “porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.” (Mt 24:5); não só isso, como também, faz do crente odiado, sob pena de sofrimentos e até mesmo a morte: “e odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.” (Mt 10:22), “então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.” (Mt 24:9), mas ao contrário do que pareceria, ao verdadeiro servo é uma honra sofrer pelo nome do Senhor: “retiraram-se, pois, da presença do conselho, regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus.” (At 5:41), “homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.” (At 15:26), “mas Paulo respondeu: Que fazeis vós, chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus.” (At 21:13), “se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado.” (I Pd 4:14).
O Mestre anda no meio dos crentes, de modo que todo o sofrimento não Lhe é alheio, Ele sabe de tudo isso, conhece cada pesar de Seus discípulos: “e sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.” (Ap 2:3), “conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.” (Ap 2:13), “conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.” (Ap 3:8), “e estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.” (Ap 19:13).