sexta-feira, 17 de junho de 2011

7.e. Um anjo aparece a José (Mt 1:18-25). Mt 1:18-21

Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; e dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

O anjo continua, ele diz o sexo do bebê, se trata de um menino o qual não será um simples menino, longe disso, e o anjo diz a José que exerça o direito de pai legal e que ponha o nome do Menino de JESUS, e dá o motivo, este nome não foi dado à toa ao Menino e sim porque Ele salvará o povo dEle dos pecados do próprio povo, esta é a razão então de se ter este nome, o Salvador. Não existe nenhum nome mais doce que este nome, é o nome no qual todo crente espera, é o nome que acalma o coração, é o nome do Redentor Jesus, nome que efetivamente Lhe foi dado: “e, quando os oito dias foram cumpridos, para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido.” (Lc 2:21).
O nome no Senhor é tão especial que precisaria de muito tempo para falar dele de modo introdutório, a Bíblia ensina que é o único nome de salvação: “e no seu nome os gentios esperarão.” (Mt 12:21), “e em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.” (Lc 24:47), “mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;” (Jo 1:12), “quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” (Jo 3:18), “seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós.” (At 4:10), “e em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (At 4:12), este verso deixa claro que além deste ser o nome da salvação é o único, pois não há mais ninguém que possa salvar, exceto o Senhor Jesus.
A Palavra continua: “porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” (Rm 10:13), “e é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.” (I Co 6:11), “filhinhos, escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados.” (I Jo 2:12), “e o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento.” (I Jo 3:23), “estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.” (I Jo 5:13), “a este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome.” (At 10:43), “estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.” (Jo 20:31), “e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” (At 2:21).
Nome que tem autoridade para salvar, obviamente também o tem para operar maravilhas, ao qual todos se sujeitam, mesmo as hostes espirituais malignas: “muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?” (Mt 7:22), “e João lhe respondeu, dizendo: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava demônios, o qual não nos segue; e nós lho proibimos, porque não nos segue. Jesus, porém, disse: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo falar mal de mim.” (Mc 9:38,39), “e voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam.” (Lc 10:17), “e disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.” (At 3:6), “e pela fé no seu nome fez o seu nome fortalecer a este que vedes e conheceis; sim, a fé que vem por ele, deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde.” (At 3:16), “e isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.” (At 16:18).