quarta-feira, 15 de junho de 2011

7.c. Um anjo aparece a José (Mt 1:18-25). Mt 1:18-21

Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; e dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

A situação é bem simples, José é noivo de Maria, que se encontrava grávida, ele sabia que não tinha mantido relações íntimas com ela, é importante observar uma coisa sobre relações sexuais, qual o momento correto para a prática? A Bíblia ensina que é dentro do casamento, situação à qual diz: “o marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.” (I Co 7:3-5), antes do casamento a Bíblia chama de insensatez: “e vieram os filhos de Jacó do campo, ouvindo isso, e entristeceram-se os homens, e iraram-se muito, porquanto Siquém cometera uma insensatez em Israel, deitando-se com a filha de Jacó; o que não se devia fazer assim.” (Gn 34:7), e de loucura: “porém se isto for verdadeiro, isto é, que a virgindade não se achou na moça, então levarão a moça à porta da casa de seu pai, e os homens da sua cidade a apedrejarão, até que morra; pois fez loucura em Israel, prostituindo-se na casa de seu pai; assim tirarás o mal do meio de ti.” (Dt 22:20,21).Mathew Poole ensina que Deus escolheu Maria para gerar nela o Messias em cumprimento da profecia em Is 7:14, e para tanto o Espírito Santo interveio de modo que ela não pôde transmitir ao Senhor Jesus o pecado: “e, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.” (Lc 1:35), diferentemente do que acontece com todos os homens na tradução: “eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.” (Sl 51:5), ele continua dizendo que, Deus teve outros propósitos ao escolher uma mulher quando estava noiva, entre outros: a) para que o Senhor Jesus não fosse reprovado com ilegitimidade, no sentido de ser taxado de um filho sem pai ou adulterino, b) para que Maria não fosse sujeita às punições da lei judaica, c) para que Maria ficasse aos cuidados de José, d) para que o Mestre tivesse um guardião em Sua infância. (Poole, Matthew. Matthew Poole's Commentary on the Holy Bible, Hendrickson Publishers, 1985).