segunda-feira, 13 de junho de 2011

7. Um anjo aparece a José (Mt 1:18-25). Mt 1:18-21

Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; e dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

Agora a narrativa é para o primeiro grande milagre, a vida humana, em si, já poderia ser considerada um milagre, os 5 sentidos humanos, a conservação da natureza e a atuação de Deus intervindo em prol da humanidade, restringindo a depravação humana e os planos ímpios; atualmente muitos buscam milagre, que para tanto seria cura, emprego, uma salvação financeira, uma vida melhor; este é o primeiro grande milagre, a saber, a encarnação do Senhor Jesus, o segundo grande milagre é a salvação humana, visto que o homem não tem como se salvar e salvação envolve tantas coisas que trata de impossibilidade do homem se salvar.
Neste mesmo verso 18, a Bíblia ensina que Maria tinha concebido do Espírito Santo, isso cumpre a profecia: “e porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” (Gn 3:15), justamente a semente da mulher, Cristo, o Mestre não era filho legítimo e sim legal de José, Filho legítimo Ele é de Deus: “mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.” (Gl 4:4,5).
A profecia em Gênesis ainda continua falando da inimizade entre a semente da mulher, que como visto, se trata do Senhor Jesus e da semente da serpente: “vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” (Jo 8:44), a Bíblia faz distinção entre as duas filiações, a de Deus, ou seja, os que nasceram de novo, e os que não receberam a Cristo: “nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.” (I Jo 3:10), como diz as Escrituras, o Senhor pisaria na cabeça da serpente, que é o diabo, assim sendo, vencendo-o: “quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.” (I Jo 3:8), “e, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.” (Cl 2:15), “agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo. E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim. E dizia isto, significando de que morte havia de morrer.” (Jo 12:31-33).
Encerrando esta primeira abordagem, este verso 18 tem relação direta com o verso 16, que antes dele tem uma seqüência de um pai gerando ao filho, aqui passa a ser diferente, o Messias é filho de mulher, Maria e filho legal de José, por isso que no verso 16, tanto quanto aqui, no verso 18, a Bíblia é clara em dizer que o é filho de Maria, de modo que o verso começa explicando então como foi esta exceção à regra, daí o motivo de começar falando “ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim...”.