quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

O ano aceitável

O Espírito de Deus está sobre o Ungido, para Ele fazer algumas coisas, é dito: “o ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; a ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado.” (Isaías 61:1-4), estas são as tarefas do Ungido.

Segundo ponto é descobrir Quem é o Ungido, e a Bíblia é clara quanto a isso, ela diz: “este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo).” (João 1:41), tanto Cristo, quanto Messias significa o Ungido, então ficou claro que o Ungido é o Filho de Deus, o Senhor Jesus Cristo: “porque verdadeiramente contra o teu santo Filho Jesus, que tu ungiste, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel;” (Atos 4:27), “como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.” (Atos10:38).

Como está escrito, várias são as tarefas do Ungido, entretanto é curioso que quando o Senhor Jesus lê e comenta esta passagem Ele ressalta a expressão “anunciar o ano aceitável do Senhor”: “a pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do SENHOR.” (Lucas 4:19), o motivo dEle realçar esta frase é para chamar a atenção para o Seu ofício, o ano aceitável, é o período que vivemos hoje, pois é o ano em que qualquer um pode chegar e ser aceito diante de Deus, para tanto basta crer no Ungido, pois Ele é o caminho que leva a Deus: “disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:6), “porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.” (Efésios 2:18).

“e aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele,” (Lucas 8:1), “e, saindo eles, percorreram todas as aldeias, anunciando o evangelho, e fazendo curas por toda a parte.” (Lucas 9:6), o que será que Ele ensinava? A resposta é clara: “desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” (Mateus 4:17), “e dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.” (Marcos 1:15).

Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus? Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia? E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo. Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou. (João 9:35), em resumo, Ele pregou que nos arrependamos e creiamos nEle, este é o evangelho, tudo que foi escrito foi para levar-nos a fé nEle: “Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.” (João 20:31).

É bom lembrarmos que o ano aceitável está se findando, ele termina de duas maneiras, primeiro com a morte perdemos a chance de crer e sermos salvos, daí o ano aceitável termina para os que morrem, pois o homem morre só uma vez: “e, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,” (Hebreus 9:27), e terminará, dessa vez em definitivo para iniciar outro período, que é de condenação eterna, assunto que será tratado na próxima postagem, a saber: o dia da vingança. Enquanto é tempo creia em Jesus como Seu Salvador pessoal e seja salvo.