segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Jesus chorou

A Bíblia diz: “Jesus chorou.” (João 11:35), este verso é importante para nós hoje, e por qual razão é importante? A resposta é, para que fique claro, que Ele se importa conosco, a continuação diz: “disseram, pois, os judeus: Vede como o amava.” (João 11:36), e Ele ama a cada um de nós, naquela ocasião Ele chorou pela morte de Lázaro, Ele não Se manteve alheio àquela situação, devemos lembrar que o Senhor Jesus nos ama: “ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” (João 15:13), e Ele deu a vida dEle por nós: “e andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.” (Efésios 5:2).

O amor leva à compaixão, compaixão significa se por no lugar do outro, tomar o lugar alheio, o que naturalmente significa agir, por Ele ser Compassivo Ele Se põe em nosso lugar, Se compadece de nós: “porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.” (Hebreus 4:15).

Tal compaixão já foi demonstrada pela multidão, então Ele curou os enfermos: “e, Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos.” (Mateus 14:14), proveu comida: “e Jesus, chamando os seus discípulos, disse: Tenho compaixão da multidão, porque já está comigo há três dias, e não tem o que comer; e não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça no caminho.” (Mateus 15:32), esta foi a ocasião da multiplicação dos pães, ensinou: “e Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas.” (Marcos 6:34), alguém pode indagar se ensinar é usar de compaixão, a resposta é sim: “depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.” (João 5:14), pois serve para evitar o pior, neste caso a condenação eterna, que é pior que qualquer problema físico.

Outros exemplos, de compaixão do Mestre: curando os cegos: “então Jesus, movido de íntima compaixão, tocou-lhes nos olhos, e logo viram; e eles o seguiram.” (Mateus 20:34), ao leproso: “e Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo.” (Marcos 1:41), ao ressuscitar o filho da viúva em Naim: “e, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.” (Lucas 7:13), Ele após falar para que ela não chorasse Ele: “e, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar. E entregou-o a sua mãe.” (Lucas 7:14,15); como visto Ele agiu e age em prol das pessoas.

Conosco não é diferente, mesmo nos momentos difíceis Ele está presente: “Tu estás perto, ó SENHOR, e todos os teus mandamentos são a verdade.” (Salmos 119:151), está vendo e nos ajudando, é comum não percebermos isso, mas é o que efetivamente ocorre, pois: “e sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8:28), diante da adversidade é para Ele a direção que devemos correr: “torre forte é o nome do SENHOR; a ela correrá o justo, e estará em alto refúgio.” (Provérbios 18:10).

Com esta confiança podemos dizer: “DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. (Selá.)” (Salmos 46:1-3). Se você ainda não está refugiado no Senhor creia em Jesus como o seu Salvador pessoal, e seja participante das bênçãos.