sábado, 20 de dezembro de 2008

O nome dEle 1

Estamos na época onde é comemorada o natal, é importante lembrar de Quem é o natal comemorado, pois o Natalício fica de fora, totalmente ausente da festa, é uma época de confraternização, mas Ele fica de fora, o menino mencionado é o Senhor Jesus Cristo, Ele que nasceu de uma virgem: “eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.” (Mateus 1:23), Lhe é atribuído alguns nomes: “porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” (Isaías 9:6).

Comecemos: “e se chamará o seu nome: Maravilhoso”, é o nome sem igual, o nome dEle é sem par, ou seja, Ele tem um nome maravilhoso, os motivos serão logo mencionados: é o nome de Quem tem todo o poder: “e, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.” (Mateus 28:18), de Quem lava os pecados: “e é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.” (I Coríntios 6:11), de Quem cura: “e disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.” (Atos 3:6).

Nome pelo qual devemos ser dignos de sofrer: “retiraram-se, pois, da presença do conselho, regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus.” (Atos 5:41), “homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.” (Atos 15:26), nome de Quem devemos glorificar: “para que o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo seja em vós glorificado, e vós nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo.” (II Tessalonicenses 1:12), nome de Quem dá acesso a Deus: “dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;” (Efésios 5:20), “e, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.” (Colossenses 3:17).

Agora a parte mais essencial para cada um de nós, é o nome maravilhoso porque é o único: “e em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4:12), motivo que devemos crer em Cristo Jesus como nosso Salvador: “estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.” (João 20:31), “e o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento.” (I João 3:23).

Nome de Quem todos se ajoelharão diante dEle: “para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,” (Filipenses 2:10), “dominará de mar a mar, e desde o rio até às extremidades da terra. Aqueles que habitam no deserto se inclinarão ante ele, e os seus inimigos lamberão o pó. Os reis de Társis e das ilhas trarão presentes; os reis de Sabá e de Seba oferecerão dons. E todos os reis se prostrarão perante ele; todas as nações o servirão.” (Salmos 72:8-11). Creia nEle e seja salvo.