quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Caminho nunca antes passado

Deus coloca diante de nós o ano de 2009, que curiosamente é um caminho nunca passado por nós, não sabemos o que o novo ano nos aguarda, Israel, depois de quarenta anos, chegava a terra prometida, o líder do povo era Josué, no meio do povo ia a arca da aliança, dela foi dito: “haja contudo, entre vós e ela, uma distância de dois mil côvados; e não vos chegueis a ela, para que saibais o caminho pelo qual haveis de ir; porquanto por este caminho nunca passastes antes.” (Josué 3:4).

Em outras palavras se atentem bem para a Bíblia, pois ela dirá o caminho a ser seguido, neste caso tanto a arca quanto a Bíblia representam a direção de Deus para o homem, devemos lembrar que é um ano novo, que vamos trilhar; como de costume, ao fim e início do ano é comum fazermos o planejamento do ano seguinte, algumas vezes seguimos a risca, outras tantas logo no mês seguinte esquecemos o planejamento, independente qual seja o seu planejamento, siga a direção de Deus.

Então qual é a direção? A resposta é, primeiro passo, que é o essencial, crer em Jesus como seu Salvador pessoal, este é o passo mais importante a dar, pois se não crer nEle você está condenado: “quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” (João 3:18), e crendo nele tem acesso ao Pai: “porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.” (Efésios 2:18), “no qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele.” (Efésios 3:12), uma vez crido, ou seja, sendo crente, então seja um melhor crente.

Se santifique mais, quem crê em Cristo é santo: “na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez.” (Hebreus 10:10), ou seja, Deus não vê mais mácula, pois os pecados foram para a conta de Cristo, agora cabe a santificação no proceder: “mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;” (I Pedro 1:15), “porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.” (I Tessalonicenses 4:7).

Com isso seja mais útil à obra: “de sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.” (II Timóteo 2:21), pregue o evangelho: “que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.” (II Timóteo 4:2), dê frutos espirituais: “nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.” (João 15:8), seja um melhor filho: “honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;” (Efésios 6:2), melhor pai: “e vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.” (Efésios 6:4).

Um marido que ame mais a esposa: “vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,” (Efésios 5:25), esposa mais submissa: “vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR;” (Efésios 5:22), confie mais em Deus: “confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR DEUS é uma rocha eterna.” (Isaías 26:4), caminhe pelas boas obras: “e consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras,” (Hebreus 10:24).

Se dedique mais à vida espiritual: “porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.” (Gálatas 6:8), que inclui abstenção: “amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma;” (I Pedro 2:11), orar mais: “orai sem cessar.” (I Tessalonicenses 5:17), ler mais a Bíblia, pois o Senhor Jesus advertiu: “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.” (Mateus 22:29), o certo então é: “examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;” (João 5:39) e naturalmente a cumprir: “com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.” (Salmos 119:9).