terça-feira, 2 de dezembro de 2008

A maior força do mundo

Paira uma pergunta interessante, qual é a maior força do universo? Alguns dirão que a maior é a atração pelo sexo oposto, outros dirão que é a gravidade, outros a energia nuclear, outros a supernova, outros a chuva, sobretudo as torrentes de água, outros cachoeira, outros o fogo, outros dariam a resposta como o amor sendo o maior, outros a esperança. Se olharmos com atenção todas elas tem o seu poder, umas respostas são curiosas, por exemplo, a atração pelo sexo oposto, é claro que esta é uma boa desculpa a se dar quando indagado o motivo de ser namorador, mas a maior força do universo absolutamente não é nenhuma das citadas.

Até porque elas são passageiras, exceto o amor, então qual é a maior força do mundo? A resposta é a Palavra de Deus, exatamente o que tem sido tão ignorado nos últimos dias, é exatamente o mais relevante que existe, Deus criou o mundo inteiro usando a Sua Palavra: “louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR desde os céus, louvai-o nas alturas. Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos. Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes. Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus. Louvem o nome do SENHOR, pois mandou, e logo foram criados. E os confirmou eternamente para sempre, e lhes deu um decreto que não ultrapassarão.” (Salmos 148:1-6), “pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.” (Hebreus 11:3).

Será que Deus valoriza tanto assim a Palavra dEle? Basta olharmos e veremos que sim, primeiro pois ela é permanente: “porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.” (Mateus 5:18), “o céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.” (Mateus 24:35), “passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão.” (Marcos 13:31), sobretudo quando comparado com as demais coisas, que são passageiras: “sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. Porque Toda a carne é como a erva, E toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; mas a palavra do SENHOR permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada.” (I Pedro 1:23-25).

Ainda falando sobre a terra, que é passageira, está escrito dela: “mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.” (II Pedro 3:10), e o próprio Deus trará novos: “e vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.” (Apocalipse 21:1).

Voltando ao valor que Deus dá à palavra dEle, a resposta é: “inclinar-me-ei para o teu santo templo, e louvarei o teu nome pela tua benignidade, e pela tua verdade; pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome.” (Salmos 138:2), Ele engrandeceu a palavra dEle acima de todo o nome, mostrando a importância dela, é por ela que Ele estabelece Seus propósitos: “assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.” (Isaías 55:11). Esta mesma Palavra testifica de Alguém: “examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;” (João 5:39), este Alguém é o Filho: “havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;” (Hebreus 1:1-3).

E é justamente pela pregação da Palavra que Deus escolheu salvar ao homem, é por ela que a fé vem: “de sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Romanos 10:17), “visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.” (I Coríntios 1:21), motivo que o crente não pode se envergonhar do evangelho: “porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.” (Romanos 1:16), nem da Palavra: “porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos.” (Marcos 8:38), antes deve agir diferente: “achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR Deus dos Exércitos.” (Jeremias 15:16).

E por que Deus valoriza tanto a Sua palavra? Primeiro Ele é Verdadeiro, segundo, pois foi o meio que Ele providenciou para salvar ao homem, terceiro está escrito: “no princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.” (João 1:1-5), “e o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (João 1:1-14).

Como visto a Palavra de Deus significa a expressão da comunicação dEle com os homens, ou, em outras palavras, a corporificação da revelação divina, por isso a relevância dela, pois nela está narrado o meio de acesso do homem a Deus, e, por fim, significa, o próprio Filho, o Senhor Jesus Cristo: “o Que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida (porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada);” (I João 1:1,2), “e estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.” (Apocalipse 19:13).