quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

A escol(h)a

Houve uma escolha que fez escola entre nós, trata-se da escolha de desobedecer a Deus, quando Deus criou o homem, o homem já foi criado para obedecer, este é um detalhe que geralmente tem sido esquecido, mesmo pelos crentes quando lêem o relato em Gênesis, pois lá Deus disse: “e criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.” (Gênesis 1:27,28), “e ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (Gênesis 2:16,17).

Ao ler a passagem observamos só dois mandamentos o de multiplicar e o de não comer da árvore, só que tem outros, sobretudo um que, mormente esquecido, é o de obedecer a Deus, para melhor compreender basta ler os três primeiros capítulos de Gênesis, daí se abstrai que a vida humana é uma das instituições de Deus, ou seja, nós devemos agir conforme a vontade dEle e não a nossa, entretanto, Ele mesmo permite que escolhamos o caminho a seguir: “eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição;” (Deuteronômio 11:26), “os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,” (Deuteronômio 30:19), “porque assim diz o SENHOR a respeito dos eunucos, que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo em que eu me agrado, e abraçam a minha aliança:” (Isaías 56:4).

As opções são dadas: “porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.” (Josué 24:15), “então disse o povo a Josué: Não, antes ao SENHOR serviremos. E Josué disse ao povo: Sois testemunhas contra vós mesmos de que escolhestes ao SENHOR, para o servir. E disseram: Somos testemunhas.” (Josué 24:21,22), a escolha que deve ser feita é seguir a vontade do Senhor, numa decisão convicta: “escolhi o caminho da verdade; propus-me seguir os teus juízos.” (Salmos 119:30), “porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios.” (Salmos 84:10), o que traz benefícios indeléveis: “e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.” (Lucas 10:42), a parte que Maria escolheu foi a de ficar com o Senhor Jesus.

Nada obstante também é possível escolher o outro caminho: “há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.” (Provérbios 14:12), o que equivale a odiar o conhecimento: “porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do SENHOR:” (Provérbios 1:29), pois: “o temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.” (Provérbios 1:7), o que precisamos observar é que as escolhas são feitas diariamente, e você o que escolhe?.

A escolha, de Adão e Eva, foi inicialmente comer da árvore e depois teve toda uma vida negando a vontade de Deus e fazendo a própria o que é exatamente ao oposto do estabelecido pelo Mestre: “e dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.” (Lucas 9:23), fazer a vontade dEle traz grandes e incomensuráveis bênçãos: “porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o SENHOR; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra.” (Isaías 66:2), “ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve.” (João 9:31).

Então resta entender qual é a escolha que Ele quer que tomemos: “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?” (Miquéias 6:8), como visto, Ele pede, embora pudesse mandar, mas pede e pede muito pouco, quanto a andar com Deus e praticar a justiça o meio foi propiciado pela morte do Senhor Jesus Cristo: “Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” (II Coríntios 5:21).