sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

O dia da vingança

O Senhor Jesus ao ler a passagem de Isaías 61, Ele propositadamente deixou de ler “o dia da vingança do nosso Deus”, o motivo dEle não mencionar é simples, na primeira vinda o que Ele veio fazer foi anunciar o evangelho, mas Ele voltará novamente para inaugurar o dia da vingança, primeiro é importante lembrarmos que Ele pode operar a vingança, pois a Ele pertence: “ó SENHOR Deus, a quem a vingança pertence, ó Deus, a quem a vingança pertence, mostra-te resplandecente.” (Salmos 94:1), “e executarei sobre eles grandes vinganças, com furiosos castigos, e saberão que eu sou o SENHOR, quando eu tiver exercido a minha vingança sobre eles.” (Ezequiel 25:17), “não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.” (Romanos 12:19).

Grande será a vingança contra os inimigos: “o SENHOR é Deus zeloso e vingador; o SENHOR é vingador e cheio de furor; o SENHOR toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos.” (Naum 1:2), só resta entender quem são os inimigos de Deus: “como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo;” (II Tessalonicenses 1:8), ou seja, todos os que não foram reconciliados são inimigos dEle: “porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.” (Romanos 5:10), “a vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou” (Colossenses 1:21).

A reconciliação se dá por Cristo, há a necessidade de reconciliação, pois o pecado faz com que o homem se afaste de Deus, sendo que a conseqüência do pecado é a morte: “porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” (Romanos 6:23), e é exatamente este salário que Ele vem entregar, a morte eterna, em outras palavras os condenados estarão eternamente ausentes de Deus e, além disso, que já é muito triste, receberão o resultado das suas máz obras: “porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.” (II Coríntios 5:10).

A Bíblia descreve tal estado como terrível: “disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.” (Mateus 22:13), nunca é demais lembrar que o homem nasce em estado de ser condenado, e só mudará tal estado se crer em Jesus como Salvador pessoal, pois Ele é o Reconciliador: “isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.” (II Coríntios 5:19), creia nEle, seja Salvo.