quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Onde está Jesus agora?

Onde está o Senhor Jesus Cristo neste momento? Esta pergunta é feita muitas vezes, alguns a fazem por uma indagação, como querendo saber o exato lugar onde Ele está, outros perguntam em tom de desabafo: “onde Jesus está agora, neste momento de dor e pesar?”, outros com gesto de zombaria: “as minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus?” (Salmos 42:3), “com ferida mortal em meus ossos me afrontam os meus adversários, quando todo dia me dizem: Onde está o teu Deus?” (Salmos 42:10). Então comecemos a responder, comecemos por onde Ele não está, Ele não está pregado na cruz, Ele saiu de lá, nem no sepulcro (túmulo), pois Ele não está morto: “e, estando elas muito atemorizadas, e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos?” (Lucas 24:5), assim sendo, onde Ele estaria agora?

A resposta para esta pergunta está claramente na Bíblia: Ele está à direita do Pai: “ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.” (Marcos 16:19), “mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus.” (Atos 7:55,56), “portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.” (Colossenses 3:1).

Só que Ele prometeu algumas coisas como: “Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.” (João 14:23), “porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mateus 18:20), “e, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mateus 28:18-20).

Isso remonta a um fato Ele é Onipresente, mesmo quando aqui na terra Ele estava no céu: “ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.” (João 3:13), “esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o SENHOR. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o SENHOR.” (Jeremias 23:24); Maria, irmã de Lázaro, no momento de dor e perda, esqueceu-se, embora cresse, que o Senhor Jesus está presente, ela assim o falou: “tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.” (João 11:32), a continuação do relato mostra que Senhor tinha o plano de fazer ressurgir a Lázaro.

Por Ele estar sempre presente outra benção há sobre nós, Ele tudo vê: “os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.” (Provérbios 15:3), “disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira.” (João 1:48), Ele está sempre atento ao que ocorre com os Seus, Ele sempre está pronto para socorrer, Ele está presente agora mesmo.

Respondendo a pergunta proposta a dEle permitir que desastres ocorram a resposta simplificada é que nos momentos mais difíceis são os que os homem olham para o seu Criador, neste momento, de dor, de sofrimento é que o homem volta-se com mais afinco ainda para estar com Ele, só que tem um detalhe: “por causa das muitas opressões os homens clamam por causa do braço dos grandes. Porém ninguém diz: Onde está Deus que me criou, que dá salmos durante a noite; porém ninguém diz: Onde está Deus que me criou, que dá salmos durante a noite; que nos ensina mais do que aos animais da terra e nos faz mais sábios do que as aves dos céus? ” (Jó 35:9-11).

Temos esquecido de nos perguntarmos onde Ele está nesses momentos, a resposta, é clara Ele mesmo nos momentos pesaroso, apesar dos sofrimentos, Ele Sempre se faz presente a graça dEle acompanha nos momentos e ela é o bastante: “e disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.” (II Coríntios 12:9,10), a exortação a todos é: “tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus.” (II Timóteo 2:1).

O que Ele está fazendo agora? Está olhando pelos Seus: “portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.” (Hebreus 7:25), observe que o verso fala: “os que por ele se chegam a Deus”, só há um meio de chegar a Deus, é pelo Filho: “disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:6), o Senhor Jesus te ama creia nEle e seja salvo.