domingo, 7 de dezembro de 2008

A nudez humana

O homem nasce nu, tem até um ditado que diz: que se nasce careca, pelado e sem dente o que vier é lucro, Deus criou ao homem nu: “e ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.” (Gênesis 2:25), e isso tem muito a dizer, observe o relato: “e viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.” (Gênesis 3:6-10).

Ao perceberam que estavam despidos eles imediatamente coseram folhas de figueira para que servisse de vestimenta, Deus perguntou: “e Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?” (Gênesis 3:11); o que fica, em relevo, na continuação da passagem foi que a roupa de figueira não era o suficiente, pois Deus deu novas roupas a eles: “e fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.” (Gênesis 3:21), o que isso tem de importante para hoje? O fato de querermos aparecer diante de Deus com roupas, mas que na verdade para nada serve, o outro fato é o subseqüente ao anterior Deus estabeleceu o meio de o home ir a Ele vestido, convém notar também que um animal foi morto, já que foi usada a pele dele para fazer roupa, mostrando com que tipo de roupa temos de vestir para comparecer diante dEle, notadamente a roupa do Cordeiro e Senhor Jesus: “no dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” (João 1:29).

É comum querermos levar a Ele a nossa retidão de caráter, a moral, as boas obras e outras tantas coisas louváveis, mas elas de nada serve diante dEle, do mesmo jeito que a roupa de figueira não serviam: “mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam.” (Isaías 64:6), devemos lembrar que as boas obras são conseqüências da salvação e não condição para ser salvo, elas vêm depois e não antes: “o qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.” (Tito 2:14).

Está escrito: “eu publicarei a tua justiça, e as tuas obras, que não te aproveitarão.” (Isaías 57:12), observe bem o “tua justiça, e as tuas obras”, em outras palavras, a sua justiça e tudo o que você tem de melhor diante de Deus não serve para nada, então qual a justiça que serve? A resposta é: “e seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;” (Filipenses 3:9), “tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;” (Romanos 5:1), o meio foi propiciado pelo próprio Deus: “Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” (II Coríntios 5:21), com a fé em Cristo, a nós é reputada a justiça dEle, é o único meio de aparecer justo diante de Deus.

Ainda sobre boas obras e salvação, a salvação é única e exclusivamente: “porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” (Efésios 2:8,9), justamente para que ninguém se considere melhor que o outro, “mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.” (Jeremias 9:24), esta é a glória que temos, a de conhecer ao Senhor: “então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” (Oséias 6:3).

Creia no Senhor Jesus agora e seja salvo, o Próprio Senhor contou uma parábola sobre a importância da veste que Ele dá, no reino dos céus, que um homem queria estar sem a veste: “e o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias. E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu. Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.” (Mateus 22:11-14), como visto é extremamente importante a veste, mas do que isso é essencial, creia no Senhor Jesus e seja vestido com as vestes que Ele dá, que representa a justiça dEle: “o que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.” (Apocalipse 3:5), quem são os que vencem o mundo, os que exercem fé em Cristo: “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” (I João 5:4).