sábado, 27 de dezembro de 2008

A morte do crente

A morte é algo que quase ninguém quer passar, mesmo os crentes, embora sabedores que com a morte irão para a gloria, passar por ela não é fácil, isso porque ela é a drástica separação da alma do corpo e ela é a conseqüência do pecado o homem morre por causa do pecado, esta foi a lei que Deus estabeleceu que quem pecasse morreria: “a alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.” (Ezequiel 18:20), como todos pecaram todos morremos: “porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” (Romanos 3:23), “como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.” (Romanos 3:10).

A nossa geração tem um privilégio, muito de nós não morreremos, pois o Senhor Jesus está prestes a vir, de qualquer forma o que nos resta é prepararmos para este momento, daí devemos lembrar que a nossa vida pode se encerrar amanhã, por isso precisamos ser mais dedicados, a Bíblia fala da morte do crente, ou seja, aquele que crê em Cristo como seu Salvador, por isso é chamado crente como algo melhor do que geralmente é pensado.

A começar por ser ela preciosa para Deus: “preciosa é à vista do SENHOR a morte dos seus santos.” (Salmos 116:15), é sem medo: “ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.” (Salmos 23:4), gloriosa: “e aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.” (Lucas 16:22), confiante: “pela sua própria malícia é lançado fora o perverso, mas o justo até na morte se mantém confiante.” (Provérbios 14:32), a confiança é: “porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.” (II Coríntios 5:1), “mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.” (II Coríntios 5:8).

A base dela é porque o crente é do Senhor, na vida ou na morte: “porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor.” (Romanos 14:8), por isso o crente pode falar: “porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.” (Jó 19:25); a Palavra geralmente fala que o crente será recolhido, isso quer dizer, recolhido ao seu povo no céu, por tudo isso a partida é em paz: “agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra;” (Lucas 2:29), pois viver é bom: “porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.” (Filipenses 1:21), mas morrer é melhor: “mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.” (Filipenses 1:23).

Então com certeza plena e absoluta a morte do crente é um descanso: “e ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem.” (Apocalipse 14:13); como visto a morte do crente é ruim e dolorosa para os que ficam, pois não é agradável ver um ente querido partir, mesmo sabendo que é para encontrar com o Senhor, mesmo sendo um ganho: porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.” (Filipenses 1:21).

Com a tristeza de ver o crente querido partir, a mãe, pai, irmão, acabamos esquecendo de algo: “perece o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal. Entrará em paz; descansarão nas suas camas, os que houverem andado na sua retidão.” (Isaías 57:1,2), esquecemos que Deus o pode ter livrado de sofrimento maior, está escrito: “O JUSTO É LEVADO ANTES DO MAL” e só Deus sabe que mal viria sobre tal pessoa: “por isso eis que eu te recolherei a teus pais, e tu serás recolhido em paz à tua sepultura, e os teus olhos não verão todo o mal que hei de trazer sobre este lugar. Então tornaram a trazer ao rei a resposta.” (II Reis 22:20).

Em resumo a morte do crente nada mais é que o descanso que Deus deu a ele, é dolorosa para os que ficam, pois ficarão sem o seu amado amigo, irmão, pai, mãe, mas para o que partiu, foi em paz e recolhido ao seu povo no céu, ouvindo o decreto de Deus, e naturalmente ressuscitará quando o Senhor Jesus voltar, e ainda ressuscitarão momentos antes dos crentes que viverem no momento da volta do Senhor Jesus.

“Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.” (I Tessalonicenses 4:14-18).