domingo, 21 de dezembro de 2008

O nome dEle 2

Continuando com os nomes do Senhor: “porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” (Isaías 9:6), o Seu nome será conselheiro; durante toda a vida nós tomamos decisões, sendo que da decisão que tomamos em dado momento ela refletirá sobre outro, há decisões simples, entretanto há outras extremamente difíceis, isso para que lembremos que nada somos sequer decidir por nós mesmo podemos.

Mas há um Conselheiro e Ele dá os conselhos, é a Ele Quem devemos recorrer: “e, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.” (Tiago 1:5), por que Ele pode dar conselhos perfeitos? Porque Ele é a própria sabedoria: “mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.” (I Coríntios 1:24).

Em Cristo reside a plenitude da sabedoria: “porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse,” (Colossenses 1:19), “ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Porque, quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.” (Romanos 11:33-36).

Sabedoria tão elevada que não podemos alcançar: “porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” (Isaías 55:9), e é a sabedoria que contrasta com a sabedoria humana: “todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; a qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.” (I Coríntios 2:6-8).

Ele é o Sumo Conselheiro, o conselho que Ele lhe dá agora, caro leitor, é “a saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” (Romanos 10:9), caso já creia, amém por isso, então agora conselho é: “confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR DEUS é uma rocha eterna.” (Isaías 26:4).