sábado, 6 de dezembro de 2008

Nos dias de Noé

A história, dos dias de Noé, está em Gênesis, nos capítulos 5:28 a 9:29, quando morreu com 950 anos, ele viveu em uma época onde as pessoas não queriam nada com Deus: “e viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra,” (Gênesis 6:12), “Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR. Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.” (Gênesis 6:8,9), ele poderia seguir o rumo e ritmo da geração dele, mas ele preferiu andar com Deus, então Deus deu a ele uma missão, que era: “faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.” (Gênesis 6:14), os versos seguintes falam das especificações da arca.

Noé fazia as coisas como Deus o mandava fazer: “assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.” (Gênesis 6:14), (7:5,16), ai morava o diferencial entre ele e os demais, os outros pouco se importavam com a vontade de Deus, ele não, ao contrário, queria e fazia conforme o Senhor estabelecia, e é exatamente isso o que Deus quer: “os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.” (Salmos 51:17), pois Deus quer obediência: “porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.” (I Samuel 15:22).

Indubitavelmente, durante a construção da arca, que, com certeza, levou muito tempo, ele foi zombado, escarnecido, ninguém acreditava nele, devemos lembrar que, até então, não chovia: “e toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o SENHOR Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra. Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.” (Gênesis 1:5,6), motivo que só aumentava a razão para zombarem dele.

Por fim veio o dilúvio e consumou todos aqueles escarnecedores e ele ficou a salvo, juntamente com esposa filhos e noras, na arca, é importante notar aqui que: “e, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.” (Mateus 24:37-39), os que ficaram nem perceberam o momento em que começou a chover, eles estavam muito ocupados com as coisas do cotidiano, não reconheceram a oportunidade que estavam perdendo, daí só oito pessoas foram salvas: “os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água;” (I Pedro 3:20).

Quando se perde uma oportunidade não se quer dizer que terá novamente outra chance uns fazem a caricatura da oportunidade como um homem careca, pois se não o pegar pela frente por trás é que não pega dado ao fato de não haver cabelo, Jerusalém perdeu uma excelente oportunidade e observe a conseqüência: “e, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela, dizendo: Ah! se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos. Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te estreitarão de todos os lados; e te derrubarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação.” (Lucas 19:41-44).

A arca é uma figura de Cristo, hoje homem está na rotina nem perceberá quando da vinda do Senhor Jesus, será igualmente nos dias de Noé, ocorre que nós podemos ser diferentes hoje, até porque já temos o exemplo da época de Noé, então sejamos como Noé, mesmo que isso renda zombaria, gozação, fazer a vontade de Deus passa pelo passo inicial de crer em Cristo como Salvador pessoal, pois: “Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.” (João 6:29), a ordem é dada, pois os verbos estão no imperativo: “e dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.” (Marcos 1:15).

Arrependimento passa em abandonar as práticas que desagradam a Deus e crer no evangelho, que é a boa nova, ou seja, que o Senhor Jesus Cristo nasceu de uma virgem: “eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.” (Mateus 1:23), viveu uma vida impecável: “porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.” (Hebreus 4:15), morreu por nossos pecados: “porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,” (I Coríntios 15:3), para que todo aquele que nEle crê seja salvo: “para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:15,16).

Que ressuscitou: “e matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas.” (Atos 3:15), “seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós.” (Atos 4:10), “mas aquele a quem Deus ressuscitou nenhuma corrupção viu.” (Atos 13:37), e que voltará: “os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.” (Atos 1:11), “e então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória.” (Lucas 21:27), “porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.” (I Tessalonicenses 4:16), “e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.” (I Tessalonicenses 1:10).

O último verso fala da ira vindoura, que será justamente para quem não crê no evangelho: “como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo;” (II Tessalonicenses 1:8), “logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.” (Romanos 5:9), “aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.” (João 3:36). Então o que fazer? Crer em Jesus como o seu Salvador: “a saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.” (Romanos 10:9).