terça-feira, 23 de agosto de 2011

16.34. Pregação de João o Batista (Mt 3:1-12; Mc 1:1-8; Lc 3:1-18) Mt 3:1,2

E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.



O REINO DE DEUS NO FUTURO - VIII - O MILÊNIO - III


O Reino de Deus no Futuro - VIII


O Milênio - III


Leitura: Salmo 47


Versículos para Memorizar: I Pd 4:13: “mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.”.


O Milênio e a Igreja – A Bíblia não revela muito sobre a atividade da igreja no milênio. A razão por termos pouco é por que os profetas, mesmo falando muito sobre o milênio, não enxergaram a época da igreja nem a dos gentios. Sabemos que quando Cristo volta à terra com os Seus para estabelecer o Seu reino milenar, as bodas do Cordeiro serão consumadas (Ap 19:5-9). A Sua esposa, a mulher do Cordeiro, é a grande cidade, a santa Jerusalém e todos que a ocupam (Ap 21:9-27). Sabemos também que todos os santos são ajuntados no céu para servir, adorar e reinar com o Senhor para todo o sempre (Ap 5:9,10; 20:6). Essa é a assembléia universal mencionada em Hebreus 12.22-24, algo que alguns teólogos identificam como: “Igreja da Glória”.


Por séculos na terra antes do milênio os integrantes das igrejas neotestamentárias foram alvos de desdém, crueldade, e martírio. No milênio os Seus santos, ou seja, “todos os que crêem” gozarão a presença e glória de Cristo (Jo 14:1-3, “para que onde Eu estiver estejais vós também”; II Ts 1:7-10). O milênio será uma oportunidade para os salvos servir e reinar com o Seu Senhor e Salvador sem impedimento nenhum para todo o sempre (II Tm 2:12; Ap 2:26,27; 5:9,10; 20:6; 21:3,7). No milênio os salvos conhecerão apenas glória. Não terão mais perseguição. Onde você estará naquele dia?


Não é necessário ser membro de uma Igreja Batista na terra para entrar no Reino de Deus celestial. Para ser justificado pela Sua graça é essencial a “lavagem da regeneração” qual é a obra de Deus pela Palavra de Deus, “e da renovação do Espírito Santo”, ou seja, Deus opera pelo Espírito (Tt. 3.5). Se não nasceu de novo é impossível ver ou entrar neste Reino de Deus (Jo 3:3-8). Se desejar ter a manifestação da regeneração na sua vida arrependei-vos e creia pela fé no Evangelho de Jesus Cristo (At 20:21; 26:20). Porém, se deseja ter o galardão de fidelidade pela obediência é necessário ser membro fiel de uma Igreja neotestamentária (I Tm 3:13, “adquirirão para si uma boa posição”; II Tm 4:1-8: “combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.”, vs. 7,8; I Co 3:12-15; Mt 18:18-20; At 20:28: “olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.”).


O Milênio e Israel – Inverso da situação com a igreja, temos muito na Bíblia para orientar-nos sobre Israel durante o milênio. Este assunto é largo, mas não complicado. É largo, pois começa seiscentos anos antes de Abraão (Dt 32:8: “quando o Altíssimo distribuía as heranças às nações, quando dividia os filhos de Adão uns dos outros, estabeleceu os termos dos povos, conforme o número dos filhos de Israel.”). Na Sua mente, nos dias em que os filhos de Noé foram habitar o mundo depois do dilúvio, Ele estabeleceu os termos do povo que ocuparia a terra que seria para Israel. A história literal de Israel começa com a escolha de Abraão em Genesis 12 e se completa com o Rei Jesus assentando no Trono de Davi na Nova Jerusalém (Lc 1:32; Ap 20:4; 21:5). Não é complicado, pois é tratado com detalhes na Profecia, nos Salmos, e pelo Novo Testamento. Fatos temos de sobra.


A terra que foi prometida à descendência de Abraão (Gn 12:7; 13:14-17; 15:17-21) faz parte da aliança eterna entre Deus e o Seu povo, os judeus. Até agora Israel nunca habitou com autoridade nessa terra. Portanto, essa aliança nunca foi cumprida completamente. No milênio Israel terá essa terra (Ez 47;48; Mt 19:28). Israel foi escolhida pela graça de Deus (Dt 7:7-9), está sendo preservada em graça apesar das sua cegueira e rejeição de seu Messias e será restaurada pela graça no milênio (Zc 12:9,10). Será durante a Tribulação que Deus salvará a nação de Israel (Ap 7:4-8; 14:1-3) e durante o milênio a profecia da aliança eterna será cumprida (Is 59:20,21; 60:1-21; 62:2-4). Neste tempo abençoado Israel será uma benção a “todas as famílias da terra” (Gn 12:3). A graça soberana, a fidelidade, e a glória de Deus serão manifestadas pelo cumprimento glorioso das promessas de Deus para com a nação de Israel (Zc 12:9-14; Ez 34:11-15; Jr 31:31-40). Jerusalém será a metrópole do mundo todo (Mq 4:1,2). Com as mudanças topográficas que acontecerão logo no começo do milênio (Zc 14:1-11), Jerusalém será exaltada sobre todas as cidades (Is 60:1-21; veja capítulos Is 61-66).


No milênio os propósitos eternos de Deus para com Israel serão realizados. Todos naquele tempo perceberão a razão pela qual Deus separou para Si Abraão e os seus descendentes. No milênio Israel será uma lição da graça de Deus a todas as nações (Gn 12:3; Is 60:1-3). No milênio será manifestada a fidelidade de Jeová pelo cumprimento literal das múltiplas promessas feitas aos patriarcas e profetas. Não terá mais noite em Israel. Através da exaltação dos que clamaram pela morte de Cristo, a superabundante graça de Deus é testemunhada. Você é como Israel que foi infiel ao seu Criador e merece perdição eterna? Você necessita desta graça? Reconhece a culpa dos seus muitos pecados? A graça superabundante ainda não acabou (Rm 5:20). A mensagem da Bíblia é: Arrependei-vos e creia pela fé em Cristo Jesus. Por Cristo vêm as boas novas aos mansos; a restauração espiritual aos contritos de coração, liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos. Somente pelo Ungido vem o ano aceitável do SENHOR e a consolação de todos os tristes. Exclusivamente por Jesus os tristes terão glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza; vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que Ele seja glorificado (Is 61:1-3). Assim sua noite também tornará em dia eterno, e sua vida será uma testemunha aos outros desta maravilhosa graça.


As lições da graça de Deus para com Israel que o milênio manifestará, são pregações fortes e animadoras para todos os pecadores hoje. Essa lição declara claramente que Deus pela Sua graça salvará ainda hoje todo pecador que se arrependa e creia pela fé em Cristo Jesus.


Fonte http://www.palavraprudente.com.br/estudos/calvin_d/escatologia/cap30.html , estudo escrito pelo pastor Calvin Gardner, edição gramatical Edson Basilo