segunda-feira, 1 de agosto de 2011

16.12. Pregação de João o Batista (Mt 3:1-12; Mc 1:1-8; Lc 3:1-18) Mt 3:1,2

E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.




Desígnios Diferentes


Desde que a palavra ‘ekklesia’ (palavra ‘igreja’ em grego) significa um grupo de pessoas ajuntando, reunindo ou congregando, o desígnio de uma igreja se cumpre quando reunida. A congregação dos que são chamados fora dos seus pecados, ajuntados com o propósito de publicamente obedecer a Palavra do Salvador com suas posses, seus corações e as suas vidas não é apenas o desígnio e desejo de Deus (Mt 28:19,20; Ef 4:11-16; Hb 2:12) mas o dever de todo cristão (Ef 4:1-6; Hb 10:25; Jd 3), para a glória de Deus em Cristo (Ef 3:20,21). Também foi a prática das igrejas primitivas (At 2:41-47 e o resto do livro). Se fosse praticada biblicamente, logo foi possível. Desde que a palavra ‘basiléia’ significa reino, e desde que um reino existe em todo lugar que o poder e a influência do rei se estenda, o reino vai além de um local de pessoas reunidas. Em verdade não é o desígnio de Deus reunir sempre todos do reino. Também não é uma prática neotestamentária nem mandamento de Deus. Não sendo uma prática neotestamentária, logo não é necessário. Pelos desígnios diferentes entendemos que o Reino de Deus não é igual à igreja de Deus.


Tipos de Governo Diferentes


A igreja tem um governo teocrático. Uma teocracia é o governo de Deus pelo Seu povo. Dizemos que uma igreja é democrática, por ser um governo pelo povo. Mas, na prática, os membros da igreja não estão procurando estabelecer as suas próprias idéias, mas as práticas que com oração e estudo da Palavra de Deus crêem que são de Deus. Portanto é uma teocracia. Pelo voto comum (Mt 18:17; At 1:26; 6:5; 9:26-28; 10:47; 15:22; I Co 5:5; II Co 2:16) os membros são aceitos e os negócios da igreja são decididos. As instruções de Cristo à igreja para resolver o pecado público é um bom exemplo de uma teocracia (Mt 18:15-20). Um reino não é uma teocracia. É uma monarquia! Ninguém tem voto num reino. O desejo do rei é uma obrigação dos cidadãos do reino. Sendo que Cristo nos venceu com Seu amor; os Seus desejam servi-lO em amor e santidade (I Jo 3:1-3; 5:19). Ninguém entra no Reino de Deus por voto comum, como na igreja (At 9:26-28). Entra pelo novo nascimento (Jo 3:3-8; Cl 1:13). Pelos tipos diferentes do governo de um Reino e de uma igreja entendemos que o Reino de Deus não é igual a igreja de Deus.


Relacionamentos Diferentes com Cristo e o Pai


Os membros de uma igreja, pela salvação por Jesus Cristo, baseados no relacionamento de Pai/filho, têm acesso ao Pai com ousadia (Ef 3:12; Hb 10:19). Têm direitos para com Deus por serem adotados (Rm 8:17; Gl 4:17), direitos exercitados em amor supremo de um filho profundamente agradecido (Rm 8:15; Gl 4:6). O relacionamento igreja/Salvador é íntimo como marido/esposa (Ef 5:25-32); II Co 11:2; Ap 19:7,8). O serviço que um membro da igreja presta para com Cristo ou a igreja não é cobrado, mas, com alegria e um espírito voluntário (I Co 16:1,2; II Co 9:7; Sl 51:12; Fm 1:14; Gl 4:15; At 2:44,45). Os sujeitos do reino não têm direitos de se aproximarem pessoalmente do rei, mas formalmente por um representante. Considerando o relacionamento rei/cidadão, para ir ao Rei é necessário a obra do Mediador Jesus (Jo 14:6; Rm 8:34; Hb 7:25). O relacionamento no Reino de Deus é de Rei/sujeito. Pelos tipos diferentes de relacionamentos que os membros na igreja têm com Cristo dos que estão no Seu Reino percebemos que a igreja e o Reino de Deus são duas entidades diferentes. Quem é o seu rei? Você obedece em amor as regras de qual reino? O das trevas ou o da Luz? Submete-se ao Rei Jesus! Só assim entrará no Reino de Deus. Será assim também um candidato para ser membro de uma igreja do tipo que Cristo começou enquanto na terra.



Fonte: http://www.palavraprudente.com.br/estudos/calvin_d/escatologia/cap11.html , estudo escrito por Calvin Gardner, edição gramatical Edson Basílio 1/2009 e 05/2009