domingo, 21 de agosto de 2011

16.32. Pregação de João o Batista (Mt 3:1-12; Mc 1:1-8; Lc 3:1-18) Mt 3:1,2

E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.



O REINO DE DEUS NO FUTURO - VII - O MILÊNIO - I


O Reino de Deus no Futuro - VII


O Milênio - I


Leitura: Apocalipse 20:1-7


Versículos para Memorizar: Apocalipse 20:6: “bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.”.


Existem muitos detalhes sobre a escatologia: o simbolismo do livro de Apocalipse, as fases da vinda de Cristo, o tempo do arrebatamento, a cronologia da tribulação, e a identificação da pessoa e número do anticristo. Talvez pelas diversas maneiras de explicar esses assuntos, muitos, como eu no passado, deixam de aprofundar no assunto. Todavia, quando se enfrenta estes assuntos com a Bíblia na mão, a confusão desaparece e torna confiante na Verdade. Depois de explicar corretamente alguns assuntos de escatologia, o apóstolo Paulo escreve à igreja em Tessalônica: “portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.”, I Ts 4:18. Comprovadamente, a verdade liberta e não traz confusão (Jo 8:32; I Co 14:33)... O termo “milênio” não consta na Bíblia, mas um período de mil anos existe; como também são reais os acontecimentos que acontecerão nesse período. A palavra ‘milênio’ é um termo teológico baseado na passagem de Ap 20:1-10. A posição teológica que qualquer tem, depende do seu entendimento sobre quando o retorno de Cristo acontecerá em relação a este período de mil anos. ...


Pré-milenarismo é a crença em que Cristo voltará ao mundo com os Seus (II Ts 2:1-3,8; Ap 19:11-14) para depois reinar literalmente nessa terra por mil anos cronológicos. Os pré-milenaristas tomam a passagem de Apocalipse 20:1-7 literalmente. Crêem quando é usada a expressão “mil anos”, de onde vem a crença geral de milenarismo; essa expressão sempre refere-se à passagem de mil anos cronológicos literalmente. Jesus Cristo voltará corporalmente à terra física antes do tempo real de mil anos para reinar física e literalmente com Seu povo ressurreto. Crêem que as profecias no Velho e Novo Testamento devem ser interpretadas geralmente de forma literal, mas admitem ensinos simbólicos quando o contexto pede tal interpretação. Os pré-milenaristas às vezes são chamados Chilistas, pois a palavra grega para a palavra “mil” é chilias (5507, Strong’s). Historicamente o pré-milenarismo foi defendido pelos cristãos da igreja primitiva até o terceiro século por teólogos como Pastor de Hermas, Policarpo, Justino Mártir, Irineu e Tertuliano. Durante a Era das Trevas foi os Valdenses e Paulicianos que marcadamente preservaram essa doutrina viva. Nos últimos quatro séculos essa posição tem sido defendida por João Bunyan, Benjamin Keech, João Gill entre outros.


Os Ensinos Básicos dos Pré-milenaristas


1. Antes da Tribulação as condições no mundo irão de mal à pior – I Tm 3:1,13.


2. A época presente terminará com a Grande Tribulação – Mt 24:5-31.


3. No fim da Tribulação Cristo voltará à terra para destruir o anticristo, o falso profeta, e os outros inimigos de Cristo – Ap 19:14,20,21.


4. Satanás será preso por mil anos – Ap 20:1-3.


5. Existem duas ressurreições: a primeira para os justos antes do milênio (Ap 20:4-6) e uma segunda para os injustos depois do milênio - Ap 20:12-15.


6. O milênio será um tempo de justiça, paz e espiritualidade – Ap 20:6; Is 2:1-4; 65:20.


7. A nação de Israel será abençoada peculiarmente durante este período – Ez. 11:17-21; 16:60-63.


8. A nação de Israel e o tipo de igreja que Jesus instituiu enquanto na terra não são a mesma coisa.


Você pode ser salvo e não concordar com todos sobre a cronologia dos eventos da escatologia, mas não adianta ser conhecedor dos eventos dos últimos dias e não conhecer o arrependimento dos seus pecados e a fé em Jesus Cristo, o Salvador. Eruditismo não é salvação. É necessário que seus pecados sejam lavados com o sangue de Cristo para ser salvo. Jesus pode voltar logo, mesmo hoje. Está pronto para encontrá-lO? Este assunto lhe traz consolação? Seja antes ou depôs do milênio quando Jesus voltar, Ele corporalmente voltará. Quando vier a essa terra terá uma espada na sua mão para trazer justiça na terra. Só os regenerados viverão. Se estiver ouvindo a Sua voz, hoje é o tempo para ser salvo! Agora é o tempo para pregar Cristo aos outros! Já é o tempo para crer pela fé nEle! Que Deus lhes abençoe.


Fonte http://www.palavraprudente.com.br/estudos/calvin_d/escatologia/cap28.html , estudo escrito pelo pastor Calvin Gardner, edição gramatical Edson Basilo