quinta-feira, 18 de agosto de 2011

16.29. Pregação de João o Batista (Mt 3:1-12; Mc 1:1-8; Lc 3:1-18) Mt 3:1,2

E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.



Outro Calculo dos Sete Anos da Tribulação – Ap 11:3-14; 13:1-10. A primeira metade da Tribulação, ou seja, de quarenta e dois meses, é o tempo em que os judeus adorarão no templo, mesmo que tivesse os gentios presentes no átrio, ou a parte de fora (Ap 11:1,2). Depois destes três anos e meio mantendo uma aliança com Israel, o anticristo viola essa aliança (Dn 9:27), e já com o seu poder político estabelecido, agora abre a sua boca em blasfêmias contra Deus, e do Seu tabernáculo, e dos que habitam no céu (Ap 13:5,6). Nesta segunda metade da Tribulação o anticristo, com o poder dado pelo dragão (Ap 13:4), age publicamente por quarenta e dois meses. Ele não virá sem Deus dar um aviso contra as suas abominações. Deus sempre tem os dEle que pregam a necessidade de arrependimento dos pecados e fé em Cristo para a Salvação. As duas testemunhas de Apocalipse (Ap 11:3-12) são o Seu aviso na terra nesta segunda metade da Tribulação. As duas testemunhas farão o seu trabalho por mil duzentos e sessenta dias, ou seja, três anos e meio (Ap 11:3). Na época do fim do ministério das duas testemunhas, a sétima trombeta tocará (Ap 11:15-19) e logo depois é dito “os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do Seu Cristo, e Ele reinará para todo o sempre”, (Ap 11:15). Somando os períodos antes da manifestação das duas testemunhas quando os judeus adoraram no templo (quarenta e dois meses, Ap 11:1,2) e o ministério das duas testemunhas quando o anticristo se exalta (mil duzentos e sessenta dias, Ap 11:3) se tem os mesmos sete anos que a profecia de Daniel revela que resta antes da consumação (Dn 9:27).


Os Horrores da Tribulação – Dn 9:27; Mt 24:5-30; Mc 13. Na primeira metade da Tribulação mesmo que os judeus observarão o sacrifício no Templo, falsos cristos enganarão muitos, terão guerras e rumores de guerras e começará a perseguição dos cristãos verdadeiros (Mt 24:5-12) Creio que essa primeira metade da Tribulação tem referência à abertura dos sete selos (Ap 6:1-17) e o tocar das primeiras seis trombetas (Ap 8:6-9:21). Nesta altura Deus faz com que o Evangelho seja pregado (Mt 24:14; as duas testemunhas? Ap 11:3-12). Seguindo a seqüência de Mt 24 a Tribulação, já na segunda metade, piora para ser como nunca antes (Mt 24:15-21) quando creio ser a sétima trombeta (Ap 11:15-19). Do soar da sétima trombeta vem o juízo das sete taças (Ap 16-17) que inclui a queda de Babilônia (Ap 17-18). Com esses últimos acontecimentos, ou seja, esses grandes sinais (Mt 24:27-30) vem o fim da Tribulação com a volta de Cristo (Ap 14:1-20 é uma visão geral disso e 19:1-21 uma visão particular).


O Aviso da Tribulação – Esteja pronto! A ira de Deus é séria e traz conseqüências eternas. Jesus Cristo é o Caminho único pelo qual Deus Se satisfaz e perdoa os pecados (Is 53:11; II Co 5:21; I Pd 3:18). Arrependa-te e creia pela fé em Cristo já. Não confie numa decisão ou atitude sua, mas na obra de regeneração divina (Jo 3:3-5). Não é necessário uma mera mudança de religião, mas um coração novo que opera fruto digno de arrependimento, ou seja, a santificação (II Co 15:17; Hb 12:14: “segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”. Tem o essencial?



Fonte http://www.palavraprudente.com.br/estudos/calvin_d/escatologia/cap26.html , estudo escrito pelo pastor Calvin Gardner, edição gramatical Edson Basilo