sexta-feira, 19 de agosto de 2011

16.30. Pregação de João o Batista (Mt 3:1-12; Mc 1:1-8; Lc 3:1-18) Mt 3:1,2

E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.



A Tribulação - III


Leitura: Apocalipse 12:1-6


Passagem para Estudar: Apocalipse 12:1-13,18


Versículo para Memorizar: Apocalipse 12:11, “e eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.”


As Sete Personagens Maiores da Tribulação


Nos capítulos 12-13 do livro Apocalipse existe uma pausa dos eventos cronológicos para introduzir as sete maiores personagens durante a Tribulação.


1. A Mulher Grávida – Ap 12:1,2,5,6,14. Pode ser que muitos crêem que essa mulher representa a igreja, creio que representa a nação de Israel. Pela nação de Israel veio o “filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro” (Ap 12:5; 19:15). A promessa foi dada a Abraão que por ele “serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12:3). Jesus Cristo é este Filho. Por Ele vem as bênçãos da salvação e vitória sobre o pecado, a condenação, a morte e o diabo. O dragão deseja incessantemente impedir que este Filho seja nascido e vive somente para destruir tudo que identifica-se com este fruto do ventre (Ap 12:4,12,13). Na primeira metade da Tribulação a nação de Israel é alimentada e protegida publicamente (Ap 12:6,14). Na segunda metade da Tribulação Deus misericordiosamente salvará Israel dos seus pecados, e estes evangelizarão a terra e morrerão como mártires pela Verdade (Ap 7:1-8; 14:1; 12:17: “e o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo”).


2. O Dragão, A Antiga Serpente, O Diabo, O Satanás – Ap 13:2-4; 12:3,9,13,15-17. A origem de lúcifer, que veio ser conhecido pelo nome de satanás foi no dia em que Deus criou os anjos. Ele era um anjo exaltado pela formosura e sabedoria (Ez 28:12). O querubim, ungido para cobrir (Ex 25:17-20); estabelecido por Deus; no monte santo de Deus estava (Jó 1:6-12; 2:1-7; Zc 3:1), no meio das pedras afogueadas andava. Sua queda veio através de sua formosura que corrompeu a sua sabedoria, (Ez 28:17). Satanás caiu sim, “do céu” (Lc 10:17-20), e perdeu a sua posição e poder, mas não perdeu o seu acesso ao céu; perdeu somente a sua posição de honra (Huckabee). Desde a sua queda o seu único objetivo é roubar, minimizar, ofuscar, trair e suplantar qualquer atividade ou atitude que redunda para a glória de Deus (Gn 3:15; At 13:10; Jo 8:43,44). Para com o mundo a sua obra é notada pela cegueira espiritual – Jo 8:44; II Co 4:4; II Co 12:13-15; desobediência espiritual – Ef 2:2,3; religião falsa - I Co 10:20,21; I Jo 3:10. Para com os santos, Satanás consegue os seus objetivos através de acusação - Jó 1:6; 2:1; Ap 12:9,10; perseguição – Jo 16:2; At 26:9; Gl 4:29; Ef 6:12; destruição - I Pd 5:8 (Gn 3:1-6); I Jo 3:8-15; tentação - I Jo 2:16 (Mt 4:1-11). O seu fim será no Lago de Fogo eterno (Ap 20:7-10). Pela história o dragão tem perseguido a “mulher que dera à luz o filho homem”, ou seja, a nação de Israel, e sempre a providência de Deus a sustentou de uma maneira ou outra (Ap 12:13-16).


Você é um vencedor diante do Acusador?


A vitória é pelo sangue do Cordeiro (Jo 3:16,36). Onde está a sua fé? Somente vencem os que confiam unicamente no sangue de Jesus. Se a Sua obra na cruz não basta para tudo que a sua salvação necessitava ontem, necessita hoje e aquilo que necessitará amanhã, você não é um salvo pelo sangue. Só se vence pelo sangue do Cordeiro! Você é um vencedor? A vitória dos vencedores é pela Palavra de Deus, ou seja, pela santificação. Os salvos se santificam pela Palavra (Jo 17:17; Ef 5:25-27). A única Bíblia que muitos têm para ler é aquela exposta pelas vidas dos salvos. Quando os outros lêem a sua vida, aprendem da Palavra de Deus? Só terá um testemunho que vence se é santificado pela Palavra. “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;”, Hb 12:14. Você é um vencedor? A vitória é pela graça. Os salvos que vivem pela Palavra mortificam a carne e perseveram até o fim conhecem a graça de Deus (I Co 15:10: “mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo.”) Para vencer é importantíssimo deixar aquele pecado que tão de perto nos rodeia. Vez após vez, diariamente precisam vencer a carne. Apenas pela graça de Deus pode o Cristão resistir, morrer a si mesmo, crescer na fé e agradar o Seu Salvador. Você é um vencedor?



Fonte http://www.palavraprudente.com.br/estudos/calvin_d/escatologia/cap27.html , estudo escrito pelo pastor Calvin Gardner, edição gramatical Edson Basilo