sábado, 13 de agosto de 2011

16.24. Pregação de João o Batista (Mt 3:1-12; Mc 1:1-8; Lc 3:1-18) Mt 3:1,2

E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.



A Iminência do Arrebatamento


A passagem de Mateus 24 é uma das passagens da Bíblia que mais explica o arrebatamento e o tempo da tribulação. Outras passagens são Marcos 13 e Apocalipse 6:1-19:21. Nessas passagens os eventos do arrebatamento, o período da tribulação e a revelação de Cristo na terra serão claramente tratados. Com toda a clareza uma data específica não é dada na resposta à indagação: “dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?” (Mt 24:3). Mas, um aviso é dado: “vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.” (Mt 24:42). A iminência, ou a possibilidade da vinda de Cristo ser imediata para os Seus é uma certeza. Jesus não estipulou uma data, nem profetizou que alguém daria uma data ou hora no futuro para saber quando Ele voltaria. Contrariamente, Ele ensinou que não saberemos a hora. Não sabendo a hora, Cristo exortou os Seus a vigiar, pois Ele voltará numa hora “em que não penseis” (Mt 24:44). A bem-aventurança não é por saber a hora, mas por ser achado obediente quando Ele vier (Mt 24:46: “bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim.”).


Pelo arrebatamento ser iminente, devemos investir o que temos na obra hoje, entesourando nos céus as nossas riquezas (Mt 6:20; Lc 21:34-36). Também devemos nos animar na obra sendo perseverantes (Fp 3:20; I Ts 1:9,10; 5:6), e puros hoje (Tt 2:12-14), pois logo a batalha cessará (II Tm 4:7,8). Existe uma vinda de Cristo que não é iminente, e não devemos vigiar por esta (II Ts 2:1-3). Esta é aquela quando Ele volta depois da apostasia, da manifestação do anticristo, e dos outros eventos da tribulação (II Ts 2:4-12). Os cristãos de Tessalônica estavam inquietados por alguns eruditos terem ensinado diferentemente do que o apóstolo Paulo havia ensinado anteriormente. Foram levados a pensar que numa data muito próxima Cristo viria na Sua glória, e, juntamente com outras doutrinas errôneas, se essa data passasse em branco, faria a fé de muitos enfraquecer. Mas Paulo conforta-lhes dizendo que a doutrina que ensinou anteriormente era de Deus e não precisavam preocupar-se com esse ensino errado, pois aquela vinda em glória com os Seus viria somente depois dos eventos da tribulação (Ap 19:11-21).


Ser achado servindo fielmente o Senhor na Sua vinda te incentiva a algo? Te avisa de algo?



Fonte http://www.palavraprudente.com.br/estudos/calvin_d/escatologia/cap23.html , estudo escrito pelo pastor Calvin Gardner, edição gramatical Edson Basilo