segunda-feira, 15 de agosto de 2011

16.26. Pregação de João o Batista (Mt 3:1-12; Mc 1:1-8; Lc 3:1-18) Mt 3:1,2

E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.



O REINO DE DEUS NO FUTURO - IV - A TRIBULAÇÃO - I


Leitura: Pv 1:20-33


Versículos para Memorizar: Pv 1:24-26: “entretanto, porque eu clamei e recusastes; e estendi a minha mão e não houve quem desse atenção, antes rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão, Também de minha parte eu me rirei na vossa perdição e zombarei, em vindo o vosso temor.”.


A Tribulação Normal – A maldição do pecado do homem veio sobre todo homem e sobre toda a terra. Pelo pecado veio a dor, a doença, a morte, e a eterna condenação (Gn 3:16-19; Rm 8:19-22). Podemos considerar normal a tribulação que vem sobre todos que vivem nessa terra. Também podemos considerar normal a oposição que há entre a luz e as trevas, entre a carne e o espírito (Gl 5:17; Rm 7:14-23) e entre o cristão e os que não são cristãos (Ef 6:12; II Tm 3:12). Todas as aflições sobre o cristão são providencialmente controladas por Deus para que o cristão cresça mais a imagem de Cristo. Elas veem sobre os cristãos e são proveitosas para o seu crescimento e aperfeiçoamento – Rm 5:1-5: “tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” At 14:2; Jo 15:18-20; Fl 2:5-12; Hb 5:8,9; Tg 1:2-12.


Elas também vem para corrigir o cristão – Hb 12:7-11: “se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos. Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.”. Os cristãos podem dar graças a Deus pelas aflições que venham nas suas vidas: Sl 119:67: “antes de ser afligido andava errado; mas agora tenho guardado a tua palavra.”. Está tendo aflições por andar errado? Se arrependa, confessa e volte à obediência. Senão, conhecerá a mão pesada do Senhor que visa levar-te ao arrependimento.


A Tribulação da Escatologia – Por Jesus ensinar que haverá uma tribulação “como nunca houve desde o princípio do mundo” (Mt 24:21) sabemos que a tribulação escatológica não foi aquela tribulação que aconteceu em Jerusalém no dias do general romano Tito (70 d.C.). A Tribulação escatológica também não pode ser aquela tribulação que veio contra os anabatistas no período entre 500 – 1.500 d.C. quando mais que 50.000.000 deles foram mártires (pg. 35, J. M. Carroll). Mas a tribulação escatológica que ainda virá, será mais terrível de que qualquer destas e sobre classes de pessoas diferentes, ou seja, sobre os não salvos. Para ter uma melhor idéia, leia os capítulos 6-19 de Apocalipse.


A natureza desta tribulação é ira. Essas aflições não vêm sobre os cristãos para o proveito do aperfeiçoamento ou correção deles. Essas aflições vêm sobre os habitantes da terra que restaram depois que os cristãos foram retirados. A tribulação escatológica não é para a correção e nem para o aperfeiçoamento dos que estão na terra, mas é para ser “um dia de indignação, dia de tribulação e de angústia, dia de alvoroço e de assolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas” (Sf 1:14-16). A Tribulação escatológica é uma retribuição sobre todos que rejeitaram Deus e o Seu Cristo - Sl 2:4,5,9; Pv 1:22-33; II Ts 2:6-12: “11 E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; 12 Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade.”. Portanto se entende que a tribulação é para castigar nessa terra os que não aceitaram o senhorio de Deus. Se não submeteu-se ao senhorio de Deus, nada diferencia você de qualquer nação pagã que será destruída pela ira justa deste Senhor da glória. Mesmo que alguns pensam que milagres e grandes sinais operem o arrependimento nos pecadores, muitos dos que passarão por essa tribulação não buscarão o arrependimento (Ap 9:16-21). Por Cristo a salvação é definitivamente “da ira futura” (Rm 5:9; Ap 3:10). A “ira futura” sobre essa terra (Ef 5:6; Cl 3:6; I Ts: 1:10; 5:9) e a ira sobre os que estão no inferno, foi derramada sobre Cristo (Is 53:10,11; II Co 5:21; Jo 19:30, “está consumada”). Quem está em Cristo é salvo da “ira futura” qualquer que seja o lugar da sua manifestação.



Fonte http://www.palavraprudente.com.br/estudos/calvin_d/escatologia/cap25.html , estudo escrito pelo pastor Calvin Gardner, edição gramatical Edson Basilo